Resultado da Pesquisa Nacional Espírita 2023

Em março deste ano, anunciamos aqui a abertura do formulário para a Pesquisa Nacional Espírita 2023 (ver aqui), uma iniciativa do nosso confrade espírita de São Paulo, Ivan Franzolim, cujo objetivo é, segundo a própria descrição do seu idealizador: "Auxiliar a identificar as características, modo de pensar, de se comportar e relacionar com os Centros Espíritas, a partir de uma amostra nacional de espíritas brasileiros. Os resultados podem ser utilizados para auxiliar as ações de governança e comunicação das instituições e servir de material para a realização de outros estudos e pesquisas. Despertar nos respondentes e nos leitores dos resultados, o interesse pela Doutrina abraçada, pelo Movimento Espírita, pela instituição que participa e para sua própria reflexão como espírita. Gerar ações de busca de melhorias em todos os níveis e aspectos."

Pois bem, fechada a fase de coleta de dados e computadas as respostas — quase 10 mil participantes de todo o Brasil , temos já o apurado final da enquete disponível neste link.

Nós conversamos com Ivan Franzolim sobre este último resultado. Confira:

Luz Espírita  O número de respostas à pesquisa dobrou relação à edição do ano passado. Isso te surpreendeu?
Ivan Franzolim  Surpreendeu bastante, pois, desde 2015 não tinha sido alcançado mais de 5 mil respostas e, neste ano chegou a 9.166 com 60 dias de divulgação pelas redes sociais, destacando que desde o ano passado não tenho feito anúncios patrocinados. Penso que isso se deve a ajuda que muitos canais deram, divulgando o link da pesquisa. Outro ponto que destoou positivamente, foi a participação sem solicitação direta, dos estados que costumeiramente, a PNP recebe baixa adesão, como AC, AL, MA, RR e TO.

LE  Quais os dados mais consistentes da enquete, considerando sua similaridade com o apurado das edições anteriores?
IF  Em geral, posso afirmar que os dados têm mantido sua coerência nesses 9 anos e com os resultados dos últimos Censos do IBGE, o que demonstra sua eficácia, mesmo não tendo todos os requisitos para sua metodologia ser considerada científica, pela falta de controle da amostra obtida. Saliento que em todas as edições ficou clara a dedicação e o amor dos espíritas com a Doutrina e suas instituições. A idade média do espírita vem aumentando e a participação dos jovens diminuindo. Isso é muito preocupante para a manutenção da oferta do pensamento espírita e dos serviços das casas espíritas.

LE  Algum quesito da pesquisa 2023 te surpreendeu?
IF  
Apesar da PNP ter dobrado as respostas, apenas 10,9% informaram que já tinham respondido em anos anterior, o que mostra que o público está se expandindo. Outro ponto é que a possível influência dos pais sendo espíritas na definição da religião dos filhos foi de 28% para os respondentes e aumentou em relação aos filhos dos respondentes que se tornaram espíritas para 44,8%. Esse dado é conflitante comparado à constatação do afastamento do jovem das casas espíritas.

LE  No âmbito geral, que quadro a PNE tem revelado sobre o cenário do nosso movimento?
IF — Baixa participação de jovens, espíritas do sexo masculino, solteiros que deveria ser a maioria, segundo o IBGE e a perda de frequentadores e trabalhadores como efeito do pós-pandemia. Muitas casas tiveram de fechar e quando abriram, não tinham pessoal suficiente. A tecnologia revelou muitas facilidades de acesso remoto, mas não deveria substituir a participação presencial. Cabe às instituições serem atrativas o suficiente para manterem ambas as participações, com maior predomínio da presencial. Ao lado dos indicadores adversos, temos outros que indicam o carinho dos voluntários em atender pessoas, em se sentir útil e colaborar com o Espiritismo. Temos voluntários engajados, compromissados com os objetivos da casa e temos um item fundamental: o forte interesse por novos cursos de todos os níveis de profundidade remotos e presenciais.

LE  A edição 2024 está confirmada? Se sim, que novidades poderão vir?
IF  Sim, no ano que vem a PNP completa dez anos e a ideia é formular as mesmas questões dos primeiros anos para acompanhar a evolução. Quem puder colaborar, pode enviar suas sugestões de perguntas. Também estou trabalhando em uma pesquisa voltada para os espíritas de outros países, para conhecer mais as diferentes realidades e conseguirmos uma estimativa de número de países com espíritas e Centros Espíritas.


Reforçando o convite, confira o resultado final da pesquisa 2023 neste link.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Comentários

Postagens populares

Dra. Anete Guimarães em São Paulo

REVELAÇÕES DE CHICO XAVIER SOBRE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

A tragédia da Chapecoense e as mortes coletivas