219° aniversário de nascimento de Allan Kardec

Esta semana, estamos comemorando alegremente o 219° aniversário de nascimento de Allan Kardec, que nasceu em 3 de outubro de 1804, em Lyon, França, e que na madureza dos seus cinquenta anos entregou-se a uma das mais sublimes tarefas de que a Humanidade tem conhecimento: a codificação do Espiritismo.

Por conta disso, e no ensejo da data festiva, estamos colocando em destaque um verbete especial da Enciclopédia Espírita Online: "Codificador Espírita", que você acessa clicando aqui.

Confira a sinopse do verbete:

Codificador espírita, ou Codificador do Espiritismo, é uma expressão bem usual no movimento espírita em alusão direta a Allan Kardec, no sentido de que foi ele quem codificou o Espiritismo, estabelecendo assim os fundamentos da doutrina através de um conjunto de obras literárias, conjunto esse então conhecido como Obras Básicas do Espiritismo e que forma o que se convencionou chamar de Codificação do Espiritismo, ou Codificação Espírita. A exatidão desse epíteto por vezes é questionada, mas um estudo linguístico apurado nos leva a considerarmos que o qualificativo codificador, embora não seja perfeito e suficiente para contemplar todo o valor do trabalho de Kardec, nada tem de inadequado desde que se preserve o devido contexto: Allan Kardec é o codificador espírita na acepção de que foi ele quem estruturou e publicou o conjunto basilar de conhecimentos e instruções que forma a Doutrina Espírita.

O sumário do verbete traz os seguintes tópicos:

  • Breve estudo linguístico de codificador e codificar
  • Kardec, mero codificador?
  • Questão da linguagem
  • Origens e consagração dos termos Codificação e Codificador
  • Kardec e o Código Espírita
  • Referências

Aliás, é correto e apropriado chamarmos Kardec de "codificador"? Quem inventou essa denominação? Os termos "código espírita, "codificador", "codificar" e demais derivados estão presentes na obra kardequiana?

Esta e outras questões estão ao seu alcance agora.

Confira agora mesmo o verbete "Codificador Espírita" na Enciclopédia Espírita Online.

E quanto ao aniversariante, só temos que manifestar toda a nossa veneração por seus esforços em compartilhar com o mundo as luzes que o cobriram no trabalho de sistematizar o Espiritismo de forma tão didática e apreciável.

Salve, salve, Allan Kardec!


Comentários

Postagens populares

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"Espiritismo, misticismo, sentimento religioso e positivismo: uma resposta de Léon Denis", por Jáder dos Reis Sampaio

Retrospectiva Espírita 2024

Inscrições abertas para o novo curso da PEADE: "KESE - Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo"

Chico Xavier e o caso "O Cruzeiro"