Preparativos finais para o lançamento de "Biografias de Allan Kardec sob Investigação: corrigindo imprecisões" de Carlos Seth Bastos



O aniversário de Allan Kardec neste ano já passou: foi no último dia 3; mas para nós todo o mês de outubro é especialmente dedicado à memória do codificador espírita, e por isso nos alegramos com o anúncio feito pela fanpage CSI do Espiritismo a respeito do novo livro de Carlos Seth Bastos: Biografias de Allan Kardec sob Investigação: corrigindo imprecisões, cujo lançamento será em breve.

Como está explícito no próprio título da obra, este novo trabalho do Sir CSI do Espiritismo se propõe a desfazer alguns "mitos" em torno da vida e da obra de Kardec, construídos ao longo do tempo pela interpretação dos seus vários biógrafos que, certamente, não fizeram isso por outra razão senão por falta de acesso a maiores dados biográficos do pioneiro espírita, dados esses que hoje estão sendo disponibilizados pelo Projeto Allan Kardec da UFJF-MG, pela Biblioteca Nacional da França e outros repositórios de fontes históricas primárias. Há diversos "erros" clássicos nessa linha: que Kardec pertencia a uma tradicional família de Lyon, que ele era médico, que ele falava muitos idiomas etc. Nunca por maldade, acreditamos; ao contrário, por um inocente interesse de acrescentar algo mais a uma biografia que é gigantesca por si mesma e dispensa ficção.

Pelo que parece, este novo livro não é exatamente uma biografia, mas uma análise crítica de obras biográficas acerca de Allan Kardec, com pitadas de dados biográficos, claro, porém focado basicamente nas informações incorretas que têm sido veiculadas nas mídias em geral — o que consideramos muito útil, a bem da verdade e da desmistificação.

Conforme inscrito na capa, o texto de Carlos Seth Bastos vem com um trabalho de correção historiográfica de Charles Kempf e será publicado com o selo do CCDPE-ECM.

A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas tudo indica que seja para bem breve — este ano, inclusive. Aguardemos, com a confiança da seriedade do trabalho, já provada pelos trabalhos do Sir CSI do Espiritismo que aqui temos prestigiado.

Comentários

Postagens populares

Esquecimento das vidas passadas segundo o Espiritismo

"O impacto dos arquivos pessoais na historiografia: um estudo de caso sobre o legado de Allan Kardec na era digital", por Adriana Gomes e Adair Ribeiro Jr.

Publicado o PDF da 5ª edição de A Gênese de 1869

Pesquisas historiográficas sobre o movimento espírita pós-Kardec: Sr. X, o Espiritismo de Flammarion, lucidez da viúva Kardec etc.