segunda-feira, 2 de abril de 2012

Médium João de Deus no Fantástico (TV Globo)

O programa Fantástico da Rede Globo apresentou ontem uma matéria sobre João de Deus, o médium de cura que arrasta multidões à cidade Abadiana, em Goiás, pelo ensejo da visita da apresentadora americana Oprah Winfrey, que veio esta semana ao Brasil exclusivamente para acompanhar, pessoalmente, as cirurgias espirituais promovidas pelo médium goiano e gravar com ele uma edição especial de seu talkshow.
Médium que atraiu atenção de Oprah Winfrey diz curar pacientes em GoiásA equipe jornalística da Rede Globo acompanhou a visita da apresentadora e também entrevistou João de Deus; exibiu imagens de seu trabalho espiritual e ainda levantou uma discussão sobre a validade e a legalidade das terapias transcendentais frente às normais civis.
Na reportagem, são citados dois processos penais aos quais o médium responde: atentado violento ao pudor e responsabilidade pela morte de uma australiana, que viera se tratar em seu "hospital espiritual".
Vale lembrar que João de Deus não se declara seguidor exclusivo de nenhuma religião em particular, mas que, sob orientação espiritual, serve à causa do bem comum sob a bandeira da caridade. No seu posto socorrista, vê-se imagens e símbolos de variadas crenças, denotando total isenção de preconceito religioso.  elos dotes mediúnicos, ele é comumente rotulado "espírita", como aliás, é uma praxe para quem não sabe ainda diferenciar Espiritismo de Espiritualismo.
Vimos nessa matéria da TV Globo um trabalho puramente jornalístico, buscando fatos e apresentando alternativas para o debate. Nem defende e nem acusa; não explica tudo, mas não desdenha nada. Tendo em vista a complexidade da questão, acrescenta muito pouco, podendo até confundir mais. Contudo, consideramos válida, no sentido de abrir caminhos para o debate.
Segue a matéria para sua apreciação e aproveite para comentar o que você achou da reportagem:





Nenhum comentário:

Postar um comentário