quinta-feira, 21 de setembro de 2017

"Chico Xavier, um amigo" - filme documentário


Você já deve ter visto muitos documentários e reportagens sobre a a vida e obra de Chico Xavier, a ponto de talvez pensar já ter visto e saber de tudo sobre o querido médium espírita. Inclusive, certamente que se inclui nessa conta o filme biográfico produzido pela Rede Globo em 2010, por ocasião do centenário de nascimento daquele apóstolo kardecista. Porém, não se dê por satisfeito. Tem novidade na net.

Já está no ar o filme documentário "Chico Xavier, um amigo", produzido por Claiton Freitas, diretor do site ArtEspirita, uma produção descolada, descontraída, com uma proposta de "metalinguagem", como o o próprio autor  nele ressalta.


Claiton Freitas

Clainton faz o círculo trivial de um roteiro biográfico: vai à terra natal do personagem, Pedro Leopoldo; depois à cidade onde ele estabeleceu seu "escritório" de atividade doutrinária, Uberaba. Registra lugares históricos e peças do acervo pessoal do médium, faz uma breve descrição da trajetória do humanista, colhe depoimentos, etc. Tudo como manda as boas práticas de um roteiro do gênero. 

Mas, além disso, saindo do trivial, o produtor molda um estilo particular de apresentar o tema, com leveza, simplicidade e despojamento, bem à caráter do nosso Chico. Com isso, a produção fica diferente e atrativa, sob o ponto de vista artístico, fora do padrão jornalístico dos documentários comuns.


E é isso, "Chico Xavier, um amigo", é uma peça artística, para além de um script formal.

Independentemente do estilo empregado na produção, estamos falando sobre Francisco Cândido Xavier, o nosso Chico, uma das mais extraordinárias personagens da História da Humanidade. Então, já por isso, esse filme merece nossa espiada.

Assista-o pela janela abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário