quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

10 anos do Portal Luz Espírita


Começamos este mês de março comemorando a primeira década de atividade do Portal Luz Espírita - www.luzespirita.org.br. São 10 anos de dedicação em prol da promoção do estudo e reflexão acerca de todos os temas inerentes à Doutrina Espírita, além de esforço para a divulgação e propagação do Espiritismo.

Quando publicado, em 1 de março de 2008, nosso site já vinha com inovações ousadas, por exemplo, o anúncio da formatação de curso doutrinário espírita fornecido online — de fato, não havia desse gênero nada parecido. Entre os canais de interação com os nossos audientes, dispúnhamos do — até certo ponto, saudoso  Orkut, a primeira rede social de larga escala no Brasil.


Era uma época em que a Internet apenas engatinhava em nosso país, especialmente pelo custo de acesso  tanto do equipamento (basicamente, computadores) quanto da assinatura da linha telefônica e dos provedores de acesso.

Além disso, os serviços online úteis até então eram muito reduzidos. Compras em lojas virtuais e acesso a contas bancárias eram mínimos, devido à desconfiança dos usuários quanto à segurança da conexão. Por isso, de certa maneira, a Internet era vista com certo receio e até preconceito pelas "pessoas mais conservadoras". A impressão que se tinha era a de que a rede mundial de computadores não passava de um grande catálogo de jogos e programinhas para a molecada "trocar figurinhas". Desta maneira, apostar nesse veículo de comunicação para um assunto tão sério quanto Espiritismo era um risco, pois a ideia corrente era a de que a doutrina deveria ficar circunscrita à proteção das paredes das casas espíritas.



A Fraternidade Luz Espírita apostou na Internet e, pelo feedback que recebemos, o site Luz Espírita foi mesmo um portal de iniciação à nossa amada filosofia para muita, muita gente. Eram pessoas que tinham verdadeiro "pavor" de assuntos espíritas (dado o folclore e a falsa propaganda que propositalmente se fazia — e ainda se faz — dos conceitos espíritas); pessoas que moravam em lugares mais remotos e distantes de algum centro espírita (especialmente no exterior); pessoas que tinham interesse em conhecer a doutrina, mas temiam sofrer constrangimentos de familiares, amigos etc.



Enfim, era um público todo carente que precisava de um Portal para informar-se e interagir a respeito de assuntos de interesse ao Espiritismo. Para estes, portanto, a Luz Espírita inaugurou uma nova era e nos sentimos felizes por isso, com o desejo de continuarmos sendo úteis à Doutrina Espírita e a consciência da responsabilidade que temos em servir à causa da fraternidade humana.



Enfatizamos que todos os colaboradores do Portal Luz Espírita são voluntários; nossa fraternidade é absolutamente sem fins lucrativos, não comercializa nenhum produto, não temos conta bancária, nem arrecadamos qualquer tipo de fundo e tampouco fazemos qualquer movimentação financeira. Todos os integrantes da Equipe Luz Espírita têm consciência e o prazer de fazer parte desse trabalho a título de servir à causa espírita, sem almejar qualquer recompensa senão a nossa própria satisfação de ser útil.

Visite a página Institucional do nosso site para saber mais sobre o nosso trabalho.

E não deixe de contribuir com o Portal Luz Espírita: começando pela sua audiência, você também pode nos ajudar compartilhando nossos materiais doutrinários e de divulgação do Movimento Espírita.

Agradecemos a sua confiança e colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário