sexta-feira, 30 de março de 2018

Calendário Histórico Espírita: 31 de março


31 de março é uma data de pelo menos três grandes eventos para a História do Espiritismo, a saber: 1) Marco do surgimento do Espiritualismo Moderno; 2) desencarnação do codificador espírita, Allan Kardec; 3) aniversário de nascimento da médium Eusápia Palladino.


Marco do surgimento do Espiritualismo Moderno

O Espiritualismo Moderno — também chamado de Moderno Espiritualismo ou ainda Neoespiritualismo — foi um movimento de cunho religioso com desdobramentos científicos, surgido em meados do século XIX, que desafio o crescente movimento materialista, ateísta e antirreligioso, através da promoção e evidência dos fenômenos espirituais que então serviam como demonstração prática da sobrevivência da alma pós-morte e da possibilidade de manifestação dos Espíritos na dimensão física.

Considera-se que o marco inaugural desse movimento é o caso das manifestações espirituais de Hydesville, EUA, através das irmãs Fox que, na noite de 31 de março de 1848, travaram o primeiro diálogo com o Espírito que perturbava a casa onde elas moravam com seus pais. A família Fox criou um sistema de código a partir de batidas (tiptologia) para se comunicar com a entidade espiritual e dela extrair informações que foram confirmadas por testemunhas.

Irmãs Fox: Katie, Maggie e Leah

Os acontecimentos com a família Fox e seu método de interrogação com a espiritualidade inspiraram sessões de evocação de Espíritos em todo os Estados Unidos, inicialmente, sendo depois exportado para a Europa e demais partes do globo, num fenômeno de massa registrado como "Mesas Girantes".

Saiba mais sobre Espiritualismo Moderno na Enciclopédia Espírita Online.


Aniversário de nascimento da médium Eusápia Palladino

Comemoramos no último dia de março o aniversário de nascimento de uma personagem muito importante para o Espiritismo. A jovem italiana Eusápia Paladino (1854-1918) foi uma das mais célebres médiuns de efeitos físicos de seu tempo em todo o mundo, tendo sido estudada por vários pesquisadores renomados, dentre os quais William Crookes, Charles Richet, Cesare Lombroso e Alexandre Aksakof. Entre os fenômenos típicos de sua mediunidade estavam os de levitação de objetos e materialização de Espíritos.

Mediunidade de Eusápia Palladino estudada por Aksakof


Desencarnação de Allan Kardec

Allan Kardec dispensa apresentação, mas neste 31 de março, quando se completa 149 anos de sua desencarnação, convém refletirmos exatamente sobre as consequências desse fato histórico para a continuação do movimento espírita. Depois de realizar uma obra fantástica e, ainda por cima, ter o cuidado de elaborar todo um planejamento para a sua sucessão, Kardec partiu para o plano espiritual — de onde certamente continuou colaborando com o desenvolvimento da Doutrina Espírita — na esperança que seus continuadores tocassem em frente esse projeto revolucionário.

No entanto, inclusive com base em documentos recém descobertos sobre a historiografia espírita, viu-se que seus planos para a continuação do movimento espírita não se realizaram conforme a estruturação traçada pelo codificador.

A propósito, uma ótima sugestão para o final de semana é o filme documentário Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espirita Francês.


Para saber mais sobre eventos de interesse para a História do Espiritismo, visite a página Calendário Histórico Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário