quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Sala de Leitura: lançamento de "Anticristo - Senhor do Mundo" de Leopoldo Cirne


Em mais um esforço para oferecer aos estudiosos do Espiritismo subsídios para o conhecimento histórico e fundamentação doutrinária acerca da Terceira Revelação, a equipe Luz Espírita em parceria com o site Autores Espíritas Clássicos finalizou a edição de uma importante obra literária e agora a disponibiliza para todos. Trata-se do livro Anticristo - Senhor do Mundo, da autoria do memorável Leopoldo Cirne.

Uma ano atrás, inclusive, publicamos aqui uma resenha assinada por Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da Federação Espírita Brasileira) exatamente sobre essa obra (veja aqui), como prenúncio do que ora comemoramos.


Interessante também dizer que, devido o livro ter sido citado no documentário Espiritismo à Francesa, aliás, como sugestão para pesquisa complementar ao conteúdo do filme, houve um despertamento sobre tal livro. Recebemos vários contatos de interessados em lê-los, perguntando-nos sobre como adquirir a obra.


Acontecendo de ser uma obra raríssima (produção independente, por esforço do próprio autor, numa úncia edição e tiragem limitadíssima), indisponível mesmo em sebos virtuais, nossos colaboradores se esforçaram para produzir uma cópia virtual deste livro a fim de proporcionar ao público o livre acesso a esse riquíssimo apanhado histórico do movimento espírita daquele começo de século XX.

Foi então que finalmente tivemos acesso a uma cópia desta raridade, gentilmente cedida por César Perri, para que efetuássemos o trabalho de digitalização e exportação em formato digital (ebook), que inclui, inclusive, uma introdução assinada pelo referido confrade. Uma curiosidade: a cópia, hoje propriedade de César Perri, é o exemplar que o próprio Leopoldo Cirne reservou de presente para sua esposa. No ebook que estamos disponibilizando a todos, inserimos uma fotocópia da página com a dedicatória.

Leopoldo Cirne

Leopoldo Cirne (1870-1941) nasceu em João Pessoa, Paraíba, estabeleceu-se na então Capital da República, Rio de Janeiro, onde foi um atuante espírita,  e, ao lado do Dr. Bezerra de Menezes, foi um grande articulista para a pacificação das diversas correntes de praticantes do Espiritismo em torno de uma concentração de forças junto à FEB - Federação Espírita Brasileira. Ele era o vice-presidente da entidade na última gestão do Dr. Bezerra e, com a desencarnação deste, Cirne então assumiu o posto maior da casa, em 1900, permanecendo na presidência até 1913, quando perdeu o pleite para reeleição.

Anticristo - senhor do mundo foi publicado em 1935, provocando muitas polêmicas, exatamente por expor o pensamento ácido do autor em relação aos desdobramentos históricos em torno do movimento espírita brasileiro, o qual, segundo Cirne, estava sendo desvirtuado por força do espírito das trevas, o Anticristo, assim como havia ocorrido com todo o Cristianismo. Nessa linha, Cirne critica abertamente  demonstrando via registros históricos — a ação deturbadora da Igreja Católica para a descaracterização do Evangelho e dos costumes dos cristãos primitivos, como resultante para funestas consequências para o desenrolar dos acontecimentos para o mundo. Depois vai analisar o movimento espírita original — na França —, suas dissidências capitais (Roustainguismo e Teosofia) e sua relocação para a pátria do Cruzeiro, apontando, com uma certa dose de pessimismo a curto prazo, como as forças malignas que lutam contra a espiritualização da humanidade têm ganho terreno e dominado os ânimos dos espíritas.



Entretanto, toda essa exposição, de terrível domínio do Anticristo sobre as lideranças mundiais, não faz da obra um mero protesto e prenúncio da vitória do Mal; ao contrário, o livro encerra uma mensagem bastante otimista, convicto de que o Cristo e a Boa Nova de Deus à humanidade há de triunfar — cedo ou tarde — ainda que, antes, viesse a Terra a sofrer reboliços ainda maiores do que já experimentara, como processo natural para o conserto das coisas — como, de fato, viria a ser, por exemplo, com o estouro da II Guerra Mundial, que Leopoldo Cirne acertadamente prenunciara no livro.

Bom advertir que, no transcorrer da obra, Cirne também se envolve em questões bem polêmicas para os dias atuais, por exemplo, ao traçar um comportamento padrão bem conservador para as mulheres, e também sobre uma previsão de conversão da América do Norte ao utópico projeto de um "socialismo cristão" do escritor Edward Bellamy.

Particularidades à parte, porque o livro aborda muitos temas e externiza as opiniões de um indivíduo, essa é uma leitura indispensável, dentre tantas vertentes que formam o mosaico cultural de nossa gente, para quem pretende entender o desenvolvimento prático e histórico da Doutrina Espírita e as raízes do Movimento Espírita.

Então, não perca tempo. Acesse agora mesmo Anticristo - Senhor do mundo através da nossa Sala de Leitura clicando aqui. Ebook disponível nos formatos PDF e EPUB.

E não se esqueça de compartilhar!

3 comentários:

  1. Muito bom, estava muito querendo ler essa obra após os comentários do Perri de Carvalho... Obrigada, parabéns por mais esse trabalho em favor da compreensão do movimento espírita brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Não é possível acessar esse site
    Não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de luzespirita.org.br.
    Pesquise luz espirita org br index no Google
    ERR_NAME_NOT_RESOLVED

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, os links estão funcionando normalmente aqui. Não teria sido o erro citado uma instabilidade de sua conexão? Por gentileza, verifique novamente e nos informe o resultado, OK? Fraternal abraço.

      Excluir