sexta-feira, 5 de julho de 2019

Sala de Leitura: Exclusão de publicações da FEB


Lemos no porta da Federação Espírita Brasileira (febnet.org.br) uma nota de esclarecimentos sobre as obras publicadas pela sua editora e, a todos os canais de divulgação espírita, um apelo que toca a nós da Luz Espírita, por isso, convém reproduzirmos aqui fielmente o conteúdo desta nota, como segue:

Esclarecimentos sobre publicação de livros da FEB Editora
Atualmente a FEB Editora conta com um catálogo de 300 livros eletrônicos (e-books) que se somam aos mais de 600 títulos impressos na divulgação de conteúdo espírita de qualidade com atenção à fidelidade doutrinária. Nossos e-books podem ser adquiridos em espaços virtuais variados, a preços acessíveis (em média custam 30% do preço de capa do exemplar impresso), constituindo-se em alternativa para a obtenção de livros de forma segura e com o selo de qualidade da FEB Editora.
De acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regulamenta os direitos de autor e os que lhe são conexos no Brasil, cabe somente à detentora dos direitos autorais a edição, adaptação e reprodução da obra, entre outras ações possíveis. Assim, todos os direitos de reprodução, cópia, comunicação ao público e exploração econômica dessas obras estão reservados, única e exclusivamente, à FEB, sendo proibida sua reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sem expressa e prévia autorização.
Frente aos imperativos da lei brasileira, pedimos aos responsáveis por sitesblogs e demais repositórios eletrônicos a gentileza de retirar do ar obras cujos direitos autorais pertencem à FEB Editora.
Certos da compreensão e união de todos em torno do trabalho de divulgação do Espiritismo, deixamos, para conhecimento, sites onde é possível obter informações e livros espíritas, para todas as idades, com a qualidade FEB: Federação Espírita Brasileira: febeditora.com.br; Amazon: febnet.me/amazon; Google: febnet.me/google; Apple: febnet.me/apple
Brasília, 28 de junho de 2019
Conselho Diretor da Federação Espírita Brasileira

Não apenas pelo dever de respeitar a lei civil, mas por respeito ao direito legal da FEB, nós da Luz Espírita estamos editando nossa Sala de Leitura para de lá excluirmos todos os títulos cujos direitos estejam reservados àquela entidade e justificamos a inclusão destes em nosso acervo virtual pelo interesse em divulgar a nossa Doutrina Espírita ao mesmo tempo em que sempre encorajamos nossos confrades a adquirirem os livros impressos publicados pela FEB, inclusive cópias repetidas para serem presenteadas. E temos inúmeros exemplos de pessoas que, após a apreciação dos ebooks, justamente efetivaram compra na Livraria da FEB, inclusive porque o público de livros virtuais ainda é minúsculo, especialmente frente às pessoas que preferem ou só consumem livros físicos. Além disso, pensamos que, não fosse pela divulgação online, muitos títulos ficariam no obscurantismo e os livros encalhados. Então, cremos que não tenhamos dado prejuízo à editora da FEB.

No entanto, reconhecemos que o uso de ebook tem se popularizado, dentre outras coisas, em razão do barateamento de dispositivos de leitura (tabletes, smartphones etc.) e a maior acessibilidade à internet. Desta forma, a comercialização de livros digitais tem se tornado mais promissora nos tempos atuais, o que justifica a preocupação da FEB. Nesse aspecto, a distribuição clandestina desses arquivos é mesmo nociva os negócios da entidade.

O que se poderia questionar — e nós questionamos —, fora do âmbito legal dos direitos autorais, é o direito moral da Federação, a troco de objetivos financeiros, censurar a livre distribuição de clássicos — especialmente a coleção psicografada por Chico Xavier — que já desde há muito tempo tem lhe rendido uma verdadeira fortuna e que, mais do que patrimônio da FEB, é um patrimônio do Espiritismo. E se pensarmos bem, pelo tímido progresso do movimento espírita, ou talvez estagnação (para não dizer retrocesso), que tem feito a Federação com esses recursos em prol da doutrina?

Não fosse pelas articulações independentes, como nosso Portal Luz Espírita, o site Autores Espíritas Clássicos, as obras da Fundação Espírita André Luiz, as inúmeras emissores de webrádio e webTV, que seria da propaganda espírita? A nosso ver, a FEB parece muito distante da grande massa, sedenta e até aflita, desnorteada em meio a tantas controvérsias no movimento espírita, que a FEB não teve até então muito jeito de cuidar. E, como dissemos, não faltaram recursos financeiros, pois somente a bibliografia de Chico Xavier — pelos dados públicos de sua vendagem — tem lhe gerado uma receita considerável. E se assim nos expusemos, não é senão a título de crítica construtiva, mesmo apelo aos diretores da federativa, para que se aproximem mais do povo e sejam mais eficientes na aglutinação de forças construtivas em prol da propaganda espírita. Nós temos uma mensagem extraordinária — a revelação espírita — a levar para o nosso povo; precisamos ir à campo, ter mais espírito missionário; temos que multiplicar os talentos da metáfora do Cristo.

Bom, felizmente as obras básicas da codificação espírita de Allan Kardec e os clássicos da primeira geração, como os livros de Léon Denis, Gabriel Delanne e Berthe Fropo, já se tornaram de domínio público e podem ser traduzidos e distribuídos livremente.

Um exemplo nobre, digno de ser registrado aqui, é a atitude que tem tido os herdeiros de José Herculano Pires, permitindo  desde que sem comercialização  a livre circulação das frutíferas letras daquele memorável filósofo.

E continuaremos tendo ainda em nossa Sala de Leitura obras de autores contemporâneos que nem sequer se incomodaram em imprimir livros e nos ofertaram seus livros diretamente na versão virtual para uso livre.

Com isso, temos a felicidade de poder contar com um refinado acervo: Kardec, Denis, Delanne, Fropo etc., certos que só estes são subsídios para muitos anos de estudo, ou mesmo reencarnações.

OBS: Em decisão conjunta dos sites parceiros, Luz Espírita e Autores Espíritas Clássicos, as devidas providências para a retirada do material reservado à FEB já estão sendo tomadas  para o mais breve possível atendermos ao apelo feito na referida nota de esclarecimento.

17 comentários:

  1. Desde de há muito que a FEB assim como algumas federações estaduais estão aquém do compromisso de divulgação da Doutrina e apoio (que deveria ser seu cerne) aos centros espíritas. Hoje estas instituições tornaram-se "grandes centros espíritas", desviando-se da própria recomendação de Kardec em "Obras Póstumas" que exorta a necessidade de de "grupos pequenos e coesos", e ainda estão muito longe de serem representantes da doutrina, que graças a Deus, a orientação dos espíritos superiores e a sabedoria de Kardec, não colocaram nenhuma entidade ou ser como tal, e sim a cada um a responsabilidade com o conteúdo da Doutrina, utilizando-a para o seu aprimoramento individual, meta de todo espírita.
    Rogamos a Deus e aos bons espíritos que nos auxiliem em momentos tão delicados ao nosso movimento e nos fortaleça na compreensão desta situação para que não caiamos nós próprios em sentimentos menores (pelo menos no meu caso ainda pela minha condição atual) assaltam o coração mais sincero daqueles que, mesmo em suas dificuldades e imperfeições, amam essa doutrina maravilhosa e entendem nela o grande potencial transformador que possue.

    ResponderExcluir
  2. A FEB me parece uma especie de Vaticano. Só falta cobrar dízimo das entidades filiadas e abrir seminários para formação de médiuns. Alias, como estamos num tempo que muito se fala em transparência, onde e como a federativa aplica os recursos arrecadados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo me convenci desse fato. Isso se concretizou com o "Pacto Áureo"...

      Excluir
  3. É triste essa notícia. Quando pensamos que estamos avançando, eis que somos despertados a pauladas. A FEB é o verdadeiro Vaticano da modernidade.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A FEB nunca foi Espírita. Foi um pequeno grupo de místicos dissidentes da Sociedade Deus, Cristo e Caridade que a fundaram. Todos devotos de Roustaing. Justiça seja feita a alguns presidentes como Francisco Menezes e Leopoldo Cirne que nunca cairam na doença de tentar unificar ( diga-se hierarquizar em torno de um pequeno grupo) uma Doutrina Libertária e buscaram direcionar a entidade de uma forma cristã e não permissiva. Não o conseguindo, se afastaram dela.

    ResponderExcluir
  6. É fica difícil crer que a maior caridade seja a divulgação da doutrina onde a própria FEB"casa mater" de quem quiser (não minha) proíbe de lerem seus livros e a FLEXIBILIZAÇÃO, das coisa por que a mesma não LIBERA sua produções, hã porque? a palavrianha magica é MERCANTILISMO.

    ResponderExcluir
  7. Voces do LUZ ESPIRITA, estão de PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  8. Estou muito triste com esta decisão, Acredito que ao contrário todas as obras Espíritas devem estar a disposição da população, restringir é negar possiblidades, estamos na era da Internet e, note temos tudo na mão, Eu mesmo uso muito os livros virtuais. Obrigado Luz Espírita, continuaremos a segui-Los.

    ResponderExcluir
  9. Queridos Irmãos! Há muito tempo corroboro com algumas opiniões postadas neste momento. Aonde são aplicados os recursos? O que é Unificação (para a maioria e os que promovem é centralização!!!)? Porque as Casas Espiritas precisam suspender as atividades para todos os sabados participar das atividades nas Federações? Considerando que a maioria das Casas tem suas atividades concentradas nos sábados, as Federações estão desta forma "promovendo" o fechamento das Casas em detrimento das atividades federativas. Porque Federação tem que ter as mesmas atividades dos Centros Espiritas quando deveria promover e descentralizar o estudo e a qualificação? As federativas deveriam orientar quem as procura a ir ao Centro Espírita mais próximo de sua residencia e não "concorrer" com as Casas Espíritas. Por que as federativas não se preocupam em Orientar as Casas quanto a contabilidade (pesadelo), aquisição ou captação de recursos (que não sejam com bailes dançantes, quadrilhas juninas, fejoadas "fraternas"... Será que os fins já estão justificando os meios"? Querem realmente a Unificação? Orientem que todas as Casas Espíritas transformem o "Orientação aos Centros Espiritas" em Regimento Interno e sigam as orientações contidas no mesmo. Infelizmente, MERCANTILISMO, VENDA DE INDULGÊNCIAS, PROSELITISMO, SECTARISMO é o que vemos no "Movimento Espírita". São seminários pagos, palestras pagas, congressos pagos, falta cobrar passe, atendimento fraterno, evangelho, esde, curso de passe, curso de mediunidade... E para onde vão os recursos? Certa vez ouvi um comentário onde numa reunião federativa se questionou a possibilidade de não se fazer mais congresso espirita pois não estava dando lucro!!! Considerando que um congresso cada inscrição varia de R$ 120,00 a R$ 250,00!!! Mas, divide em 10 vezes!!! :):):):):) Outro dia estava observando, as Federações e os Centros Espiritas já estão adotando o PÚLPITO como uma coisa natural... e muitas vezes ao assistirmos uma palestra na casa espírita não vemos diferença entre um culto evangelico das igrejas evangelicas ou da carismática catolica. O que estamos fazendo com a Doutrina Espírita? QUe o "movimento espírita" responda!!!
    Outro dia ouvi um comentário de um "trabalhador espírita" - "Eu não estou indo para o Centro Espírita mas estou indo pra Federação lá tomo passe, assisto o evangelho, faço atendimento fraterno quando preciso, estudo esde quando posso ir". Infelizmente, não sabe este irmão quanta falta faz na Casa com a escassez de trabalhadores, sobrecarregando os demais. Triste realidade desta Doutrina de Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM SABE SE ESSES FEDERATIVOS LESSEM AS OBRAS DE KARDEC NÃO MUDARIAM SEU MODO DE PENSAR, AS FEDERAÇÕES DEVERIAM SER SOMENTE UM AUXILIAR ADMINISTRATIVO AOS CENTROS ESPIRITAS, MAS PARECE QUE QUEREM SE TORNAR UM "VATICANO ESPÍRITA". DITANDO NORMAS SEM SE ATEREM AOS ENSINAMENTOS DAS OBRAS DE KARDEC. CHICO XAVIER SE AGISSE COM AS FEDERAÇÕES TERIA SIDO UM MILIONÁRIO, MAS ELE TINHA COMO ESPÍRITO FRATERNO EM SEU CERNE A CARIDADE.

      Excluir
  10. A FEB É E SEMPRE SERÁ UM MAL DESNESSARIO AO ESPIRITISMO. JAMAIS DEVERIA TER EXISTIDO. TODAVIA , POSSUI MUITO PODER TEMPORAL NAS MAOS. ATE QUANDO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade a FEB perdeu muito poder... E um elefante branco... Que perdeu o enfoque dentro do Movimento Espírita..
      Fica com Deus
      Hessen------------

      Excluir
  11. Lamentável essa atitude da FEB, de fato só mostra o quanto está distante da realidade atual e do princípio de difusão do espiritismo. Sou exatamente a leitora do exemplo, que mesmo tendo acesso ao livro virtual busca o livro físico.
    Além da dificuldade em ler no computador, gosto de ter o livro em mãos para reler quando quiser. E muitas obras foram compradas após conhecer o arquivo virtual.
    Feliz que ainda temos opções aqui na sala de leitura e em outros sites, a difusão da doutrina deveria estar acima de qualquer interesse.
    Obrigada pelo trabalho de vocês!

    ResponderExcluir
  12. Estava lendo os mensageiros,para minha surpresa hoje abri para continuar e não tem mais. É uma pena porque assim como eu tem gente que não tem condiçoes de ficar comprando os livros.

    ResponderExcluir
  13. Estão longe de promover acessibilidade a todos da doutrina. Que caridade é essa que não compartilha as obras da doutrina? Seria o mínimo em prol da divulgação e muitas vezes de palavras de conforto p muitos. Lamentável!

    ResponderExcluir