quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Série Poesia Espírita: "Ide e Pregai" do Espírito Cruz e Souza


Continuando a série de vídeos Poesia Espírita, trazemos nesta décima segunda edição um poema do Espírito Cruz e Souza"Ide e Pregai", contido na obra Parnaso de Além-Túmulo, editado pela Editora FEB, psicografado por Francisco Cândido Xavier. A declamação é uma gentileza de Patrícia Bastos, do Rio de Janeiro, colaboradora do projeto PEADE.

O poema da vez é uma exortação a todos nós espíritas: "Dai dessa paz a toda criatura, sobre a qual vossa vida já descansa.". Sem dúvidas, nós, que tanto conforto e iluminação temos recebido de nossa amada doutrina, somos convocados a compartilhar dessas luzes com os nossos irmãos "famintos e torturados", como bem assinala o poeta.


João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro, lembrado como um dos precursores locais do simbolismo (escola literária caracterizada por um romantismo recheado de subjetividade, temas transcendentais e imagens, símbolos surreais, em contraste com o realismo). Nasceu em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina e recebeu a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, pela sua cor; segundo o sociólogo e crítico literário Antonio Candido, Cruz e Sousa foi o "único escritor eminente de pura raça negra na literatura brasileira, onde são numerosos os mestiços". Foi um poeta de sucesso; teve três obras publicadas em vida: Tropos e Fantasias (1885), Bronquéis (1893) e Missal (1893); outras seis obras foram publicadas postumamente. Em Florianópolis, onde Cruz e Sousa nasceu, o antigo Palácio do Governo recebeu o nome do poeta e lá se encontram-se seus restos mortais: é o Palácio Cruz e Souza, prédio eclético que fica próximo a Praça XV de Novembro e é um ponto turístico da cidade. Um grande mural com a imagem do poeta fica no prédio vizinho ao palácio.

Do plano espiritual, pela mediunidade de Chico Xavier, Cruz e Souza vem nos brindar com seus versos repletos de energia, como é o caso de "Ide e Pregai", que você pode conferir pelo player adiante:


Saiba mais sobre a série na página oficial Poesia Espírita.

Gostou? Compartilhe e ajude a divulgar o Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário