quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Série Poesia Espírita: "Vem e ajuda" de Auta de Souza (Espírito)


Décima edição da série de vídeos Poesia Espírita, desta vez com um poema do Espírito Auta de Souza"Vem e ajuda", contido na obra Auta de Souza, psicografado por Francisco Cândido Xavier e publicado pela Editora IDE. A declamação é uma gentileza de Donizete Romon, de Campinas-SP, colaborador do projeto PEADE.

E quem é esse Espírito conhecido no movimento, mas de fato pouco conhecido? Vamos saber mais sobre Auta de Souza:

Auta de Souza (1876-1901)

Auta de Souza foi uma poetiza potiguara, nascida em 12 de setembro de 1876  em Macaíba, região metropolitana de Natal - RN, cuja obra é caracterizada pelo estilo da segunda geração romântica (ultrarromântica, byroniana ou Mal do Século), autora de Horto. Escrevia poemas românticos com alguma influência simbolista, e de alto valor estético. Segundo Luís da Câmara Cascudo, é "a maior poetisa mística do Brasil".

A pretexto de tuberculoso, aos três anos ela ficou órfã da mãe (27 anos) e no ano seguinte do pai (aos 38 anos). Criada pela avó materna em Recife, onde foi alfabetizada por professores particulares aprendendo aprendeu Francês, Inglês, Literatura, Música e Desenho. Aos doze anos vivenciou nova tragédia: a morte de seu irmão mais novo num acidente com gás. Mais tarde, aos catorze anos, recebeu o diagnóstico de tuberculose, e teve que interromper seus estudos no colégio, mas deu prosseguimento à sua formação intelectual como autodidata. Foi professora de catecismo e escreveu reconhecidos versos religiosos. Apesar da doença. frequentava um clube que promovia reuniões onde os convidados recitavam poemas clássicos. Debilitou-se ainda mais depois de uma frustração Amorosa ao ser afastada, devido seu estado de saúde, do namorado, que pouco mais também seria vítima da tuberculose. A poetisa, então, encerrou seu primeiro livro de manuscritos, intitulado Dhálias, que mais tarde seria publicado sob o título de Horto.

Auta de Souza sucumbiu à tuberculoso em 7 de fevereiro de 1901, na capital do Rio Grande do Norte. Foi sepultada no cemitério do Alecrim, em Natal, mas em 1904 seus restos mortais foram transportados para o jazigo da família, na parede da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba, sua cidade natal.

Veja a biografia de Auta de Souza na Wikipédia.

Auta de Souza, pela Editora IDE.

De retorno ao plano espiritual, tornou-se grande colaboradora da mensagem espírita e, especialmente pela psicografia de Chico Xavier, esse Espírito brinda a todos nós com versos tocantes, como "Vem e ajuda", que nos exorta à missão de nos evangelizar, conforme podemos conferir pela edição da nossa série.

Confira "Vem e ajuda" de Auta de Souza:




Saiba mais sobre a série na página oficial Poesia Espírita.


Gostou? Compartilhe e ajude a divulgar o Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário