segunda-feira, 27 de julho de 2020

Sala de Leitura: lançamento do livro "Excelsior - Cristianismo e Progresso" de Felipe Senillosa


Pode um livro de reflexões filosóficas da passagem do século XIX para o século XX ainda ter alguma utilidade prática para a geração do século XXI?

Para os que têm alguma dúvida quanto a isso, trazemos o mais recente título acrescentado à nossa Sala de Leiturao livro Excelsior - Cristianismo e Progresso do filósofo e espírita argentino Felipe Senillosa.

Veja a sinopse do livro:
EXCELSIOR - CRISTIANISMO E PROGRESSO
Felipe Senillosa
Através da história, a ciência e os fatos, Senillosa tenta unificar essa realidade, também fruto de seus estudos e observações, a efeitos do progresso, em uma filosofia consequente, cada vez mais próxima da investigação científica. E esta, ou seja, a pesquisa científica, está cada vez mais próxima do espiritismo, e nos levará a uma moral que literalmente diz: que não pode ser outra que não seja o cristianismo, sendo ele a expressão mais pura da democracia.
Esta obra é, pois, um tratado filosófico do mais alto grau de qualidade que, apesar de ser uma composição do final do século XIX, não perdeu sua validade e aplicabilidade para os nossos dias atuais e gerações vindouras.
Felipe Senillosa nasceu abastardo e, imerso nos estudos, teve fácil trânsito na compreensão da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, à qual contribuiu em seu berço natal, Argentina, e também nas demais nações de língua espanhola, incluso a própria Espanha, terra-mãe de seus pais. Em Barcelona, por exemplo, Senillosa foi iniciador de uma bem-sucedida da Escola Dominical Espírita, um manancial de luz especialmente dedicado aos operários e outras classes mais carentes de pão e instrução.

Senillosa representou a Federação Espírita Argentina no Congresso Espírita Internacional de 1900, então presidido por Léon Denis, mantendo contato e compartilhando ações promocionais em favor do Espiritismo ao lado de outros notáveis confrades, dentre os quais Amalia Soler, a poetisa espanhola que dedicou versos a este grande contributo da nossa doutrina, e que aqui colamos um singelo trecho:

Hoje de uma alma generosa
lamentamos a viagem,
só levando por bagagem
um merecido renome,
e é justo que a um grande homem
seja feita uma homenagem.
(...)
Oh! Sim; da tua redenção
tenho tanta segurança,
vejo-te na imensidade
em busca da evolução,
interpretando de Deus
a sua suprema vontade!

Para saber mais sobre o autor, ver a biografia escrita por nosso confrade Salvador Martin, ex-presidente da Federação Espírita Espanhola, biografia essa contida nesta mesma obra que aqui compartilhamos, graças à contribuição da tradutora Tereza de Espanha, com revisão de Wanderlei dos Santos e Ery Lopes, cujo PDF também está disponível no site Autores Espíritas Clássicos.

Baixar agora mesmo Excelsior - Cristianismo e Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário