quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Berthe Fropo na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas



Por ocasião da live especial sobre o histórico livro Muita Luz (Beaucoup de Lumière) de Berthe Fropo, do programa Resenha Espírita, com Allê de Paula entrevistando Ery Lopes, uma série de novidades veio a público envolvendo a biografia da referida escritora (confira o vídeo do programa pela janela do YouTube logo a seguir).


Num esforço colaborativo, finalmente foi confirmado os dados de nascimento e morte de Berthe Fropo: 4 de outubro de 1821, em Sarreguemines, Nordeste da França - 9 de novembro de 1898, em Paris, capital francesa. Carlos Seth, o CSI do Espiritismo, localizou o registro de óbito de Fropo (ver página 24 do livro de registros Paris Archives, n° 1683), conforme mostra a imagem abaixo:

Registro de óbito de Berthe Fropo

Seth encontrou ainda a certidão de casamento de Berthe e Augustin Fropo, em 1 de setembro de 1846 (fonte Paris Archives, pág. 26), cuja imagem reproduzimos adiante:

Certidão de casamento de Berthe e Augustin-Joseph Fropo

Por sua vez, Wanderlei dos Santos, do site Autores Espíritas Clássicos, deu-nos a conhecer que a nossa Femme Forte não foi esquecida pelos "espíritas sinceros" em seu retorno à pátria espiritual, já que o periódico Le Progrès Spirite (Progresso Espírita), editado pelo bravo kardecista Laurence de Faget (outro personagem que carece ser melhor apreciado pela Historiografia Espírita), cuidou de registrar as devidas honrarias, dizendo: "A sua firmeza de alma não excluía a bondade: quantos infelizes foram consolados, amparados, ajudados por ela, material e moralmente!" (Le Progrès Spirite, novembro de 1898, pág. 175), conforme se pode ver pela próxima fotocópia:


E para fechar com chave do ouro, Adair Ribeiro, do site Allan Kardec Online (AKOL) confirmou o que até então era uma suposição, de que Berthe Fropo realmente participava da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, o centro espírita fundado por Allan Kardec, confirmação essa obtida através de manuscritos históricos agora públicos, conforme a postagem na fanpage da AKOL, que aqui replicamos com satisfação:


Manuscritos comprovam que Berthe Fropo frequentava a SPEE

Após a excelente “live” do nosso querido amigo Ery Lopes, realizada na noite de ontem, no bate papo “Resenha Espírita #46” com Allê De Paula - https://www.facebook.com/watch/?v=2384391778524339&extid=TxRY5hddRmCxrtHk, onde o principal tema discutido foi o opúsculo “Beaucoup de Lumière” (Muita Luz) de Berthe Fropo, gostaríamos de apresentar de forma inédita alguns manuscritos que tratam deste assunto.

Mas antes, vamos trazer algumas informações dos tradutores desta obra sobre a senhora Fropo (vide foto):

“Tão desconhecida de nós quanto Beaucoup de Lumière era a sua autora, a Madame Berthe Fropo. Corrijamos isso, fazendo jus a sua contribuição ao Espiritismo.

"O que é de se lamentar, temos poucas informações sobre esta femme forte, como a qualificou o escritor Adriano Calsone.

"O que apuramos até o momento é que ela nasceu Berthe Victoire Thierry de Maugras e herdou o último sobrenome ao casar-se com Augustin-Joseph Fropo (1820-1885) (vide foto a seguir).


"Seu esposo era um condecorado médico e cirurgião militar, além de bacharel em letras e ciências psíquicas, com relevante papel durante dois grandes eventos históricos na França: durante a Guerra Franco-Prussiana de 1871, foi nomeado médico-chefe do Hospital militar de Versailles; e durante a Comuna de Paris agiu corajosamente em favor dos prisioneiros insurgentes. Tudo indica que eles não tiveram filhos, já que seus herdeiros foram dois sobrinhos.

"No mais, sabemos o que encontramos na sua própria brochura. Fropo era uma espírita atuante, fiel aos ideais de Allan Kardec e, além de vizinha, a sustentação diária de Améllie Boudet depois da desencarnação do codificador do Espiritismo. Aliás, foi através de Beaucoup de Lumière que tomamos nota dos detalhes do acidente fatal que resultou no desencarne de Madame Kardec.

"Como desdobramento de sua atuação na pugna às invigilâncias de Leymarie na direção do movimento espírita francês, Madame Berthe Fropo assumiu a vice-presidência da União Espírita Francesa, cuja fundação, em 24 de dezembro de 1882, foi instigada por mensagens mediúnicas conferidas ao Espírito Allan Kardec, através de subsequentes sessões mediúnicas realizadas na residência da viúva do codificador, em Villa Ségur.

"Com a concordância de Améllie Boudet, Gabriel Delanne e Berthe Fropo é lançado um plano doutrinário, marcando a revitalização dos projetos para a continuação das obras de Kardec, que, nesta altura, haviam sido adulterados por Leymarie, que jazia sob o guante da influência de ideologias imponderadas, como a do Roustainguismo e — ainda mais intimamente — a da emblemática seita teosófica de Madame Blavatsky e do Coronel Olcott.


"Madame Berthe Fropo (vide foto acima) ficaria viúva um ano após o lançamento de seu colossal opúsculo. Sem filhos ou outra atribuição que se conheça, não lhe restaria senão empregar todas as suas energias à causa da sociedade da qual era diretora e ao seu órgão oficial de imprensa, o jornal O Espiritismo. E pela pujança com que a identificamos em Beaucoup de Lumière, ela seguramente o fez com ousadia e muita disposição.

"Assim sendo, reiteramos o valor desta publicação e almejamos que nosso esforço em traduzi-la atenda aos ditames do apreço dos confrades espíritas a todos aqueles que tanto carinho e dedicação devotaram ao Espiritismo, motivando-nos a dar continuidade à superlativa obra codificada por Allan Kardec.

"A seguir, portanto, a primeira parte, contendo a nossa tradução de Beaucoup de Lumière, em seguida a transcrição do texto original em francês e, finalmente, um epílogo de nossa autoria.”

Para baixar o pdf do livro: 


Na entrevista de ontem, Ery Lopes declarou que faltavam fontes necessárias para comprovar que Berthe Fropo realmente havia frequentado a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

A informação que constava no livro Beaucoup de Lumière, lançado em 1884 onde a senhora Fropo escreve que - “Havia quinze anos eu não ia a qualquer reunião espírita, eu vivia completamente alheia” - não seria suficiente para atestar qualquer relação da autora do livro com a SPEE.


Apresentamos, de forma a agregar informações às pesquisas até aqui efetuadas, o livro de presença da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas – SPEE (imagem acima) do período de 3/6/1864 a 28/7/1865, pertencente ao acervo do museu virtual AKOL – AllanKardec.online, que traz a resposta e a comprovação necessária que o pesquisador Ery Lopes buscava.

Localizamos a presença da senhora Fropo em pelo menos quatros sessões da Sociedade Parisiense (vide fotos), a saber: 10 de fevereiro de 1865; 28 de abril de 1865; 26 de maio de 1865 e 9 de junho de 1865.





Esperamos, com isso, poder ter ajudado e agregado mais um tijolinho na construção das pesquisas desenvolvidas por outros pesquisadores. Esta é a função e o objetivo de tornar público os acervos existentes: Resgatar a historiografia do Espiritismo fundamentada em fontes primárias.

Agradecimentos ao CSI do Espiritismo por haver indicado estas informações.

Referências:
1. Lista de presença dos Ouvintes da SPEE – 3/6/1864 a 28/7/1865 – pertencente ao acervo do museu AKOL – AllanKardec.online;



Para mais detalhes sobre a biografia de Berthe Fropo, ver seu verbete na Enciclopédia Espírita Online, que brevemente receberá uma edição para registrar essas novidades.

Acompanhe-nos pelo Twitter (https://twitter.com/LuzEspirita) e fique bem informado sobre notas e notícias do movimento espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário