terça-feira, 29 de junho de 2021

Lampadário Espírita e a opinião de Herculano Pires sobre a relação entre Espiritismo e Religião


O já tradicional jornal Lampadário Espírita, dirigido pelo nosso confrade Dâmocles, (Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco) chega ao seu número 178, ano XVI, edição de julho deste 2021, com uma matéria muito interessante e por demais apropriada para a ocasião: "A opinião de Herculano Pires sobre o aspecto religioso do Espiritismo", articulada por Leonardo Marmo Moreira.

José Herculano Pires, como se sabe, foi um grande filósofo espírita — para muitos, o maior deles de sua geração — que primou pela assertividade (opiniões claras e firmes) e absoluta devoção à obra kardequiana (saiba mais sobre Herculano Pires na Enciclopédia Espírita Online).

Diante do tão acirrado debate sobre as relações entre Espiritismo e Religião, o referido artigo nos remete, portanto, ao perspicaz pensamento do filósofo Herculano, revelando-lhe a posição intrépida que bem pode ser sintetizada com esta citação: “Aqueles, portanto, que não compreendem a natureza tríplice do Espiritismo, ou tentam reduzi-la apenas a um dos seus aspectos, praticam uma violência contra a Doutrina”.

E a partir daí, temos o desenvolvimento das considerações do ilustre confrade e filósofo, amostradas no artigo de Leonardo, pelo que, convidamos todos a conferir a edição atual do Lampadário Espírita, que está disponível nesta página. Apenas para realçar o contexto, acrescentamos uma indagação proposta na matéria: "O Espiritismo sem Deus, sem Jesus, sem o Evangelho e sem a prece estaria em uma situação melhor?"

A propósito, em breve traremos uma matéria especial com o comparativo entre as proposta de um "Espiritismo cientificista e filosofista" (que reduz ou mesmo rechaça o aspecto religioso da nossa doutrina) e o que entendemos pelo verdadeiro Espiritismo codificado por Allan Kardec, o qual vemos, sim, sustentado pelo triângulo de forças formado pelos aspectos da Ciência, Filosofia e Religião.

Um comentário:

  1. Esta questão sem fim... Espiritismo x Religião... Kardec deixou bem claro a sua posição a publicar O Evangelho Segundo o Espiritismo... Mais prova de que isto não existe!!!
    Wanderlei Santos
    www.autoresespiritasclassicos.com

    ResponderExcluir