terça-feira, 1 de junho de 2021

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online: "Pierre-Gaëtan Leymarie"

Nossa Enciclopédia Espírita Online acaba de receber mais um verbete: "Pierre-Gaëtan Leymarie", trazendo a vida e obra daquele que foi o principal substituto de Allan Kardec na direção do movimento espirita das primeiras gerações, uma trajetória aliás repleta de polêmicas e controversas, mas capital para a compreensão dos desdobramentos da Doutrina Espírita logo após a morte de seu codificador.

Veja a síntese do verbete:

Pierre-Gaëtan Leymarie (2 de maio de 1827, Tulle, França – Paris, 10 de abril de 1901) foi um dos protagonistas do movimento espírita da primeira geração, também confrade de Allan Kardec na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, da qual era um dos médiuns, e depois administrador da Sociedade Anônima (entidade destinada a dar continuidade às obras doutrinárias de Kardec) e da Revista Espírita, cuja gestão foi fortemente criticada por boa parte dos seus contemporâneos espíritas, sob a alegação de que Leymarie, dentre outros desvios doutrinários, estaria abrigando ideias estranhas à codificação kardequiana, tais como as da Teosofia e do Roustainguismo, além de ter se envolvido com publicações fraudulentas de fotografias mediúnicas, de que foi judicialmente condenado e preso. Era alfaiate de profissão, casado com Marina Duclos e pai de dois filhos: Jeanne e Paul, este que mais tarde o sucederia na direção da Revista Espírita.

Confira agora mesmo o verbete "Pierre-Gaëtan Leymarie" na Enciclopédia Espírita Online.

E não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos.


Um comentário:

  1. Maravilha de trabalho... Parabéns pelo esforço e dedicação! Poderia apenas ver a cor de fundo da página? para melhorar o contraste entre a cor do fundo e e cor da fonte. Gratidão.

    ResponderExcluir