sábado, 28 de agosto de 2021

Lançamento especial: "Religião e Espiritismo - análise de novas fontes de documentos", novo livro da nossa Sala de Leitura

Neste 29, dia em que comemoramos o 190° aniversário de nascimento de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831 - 1900), trazemos aos nossos confrades um lançamento especial, mais uma obra para compor a nossa Sala de Leitura, e não uma obra qualquer, mas o resultado de uma pesquisa muito séria, envolvendo documentos inéditos da alcunha de Allan Kardec — o Codificador do Espiritismo — tratando de um tema muitíssimo importânte, razão pela qual tem sido objeto de muitas controvérsias e polêmicas — dentro e fora do meio espírita: religião.

O livro é Religião e Espiritismo - análise de novas fontes de documentos, cuja autoria é compartilhada por quatro pesquisadores espíritas: Carlos Luiz (Grupo Marcos, Fortaleza - Ceará), César S. Santos (Centre Spirite Chico Xavier, Sherbrooke, Canadá), Ery Lopes (Portal Luz Espírita), Luís Jorge Lira Neto (Casa dos Humildes, Recife - Pernambuco) e Wanderlei dos Santos (Site Autores Espíritas Clássicos).

Confira a seguir a sinopse da obra:

Espiritismo - análise de novas fontes de documentos
Documentos inéditos atribuídos a Allan Kardec são publicados na Revista Espírita, meio século depois do falecimento do Codificador Espírita, reunidos e apresentados como um "Estudo das Religiões comparadas com a Filosofia Espírita". A partir daí, um grupo de pesquisadores debruçaram-se sobre este "estudo" a fim de analisar a correlação do seu conteúdo com outras fontes já conhecidas e reconhecidas como de autoria kardequiana, tais como as próprias obras básicas da Codificação Espírita e manuscritos do acervo público do Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. Este livro é, portanto, o apanhado dessa minuciosa pesquisa, acompanhada da transcrição integral do texto original em francês e sua tradução para o nosso português, além de textos complementares, incluindo um artigo traçando o "perfil religioso de Kardec".


Vê-se, em suma, a importância desta obra para todo bom espírita, dado que a questão religiosa no Movimento Espírita merece e deve ser abordada com toda a seriedade que lhe é inerente, no enfrentamento dos dois extremos que aí circundam: um lado tomando a doutrina como mais um modelo igrejeiro; outro negando absolutamente a relação do Espiritismo com toda e qualquer espécie de religiosidade, inclusive sua vinculação com o Cristianismo.

Por esta senda negacionista, aliás, percorrem uma fileira de pensadores que atribuem ao "espírito religioso" dentro do meio espírita um atraso no próprio desenvolvimento da nossa doutrina; acrescente-se a isso, a comum denúncia de que o Dr. Bezerra seria o principal algoz da "falta de progresso do Espiritismo no Brasil", exatamente por ele ter — dizem esses pensadores — plantado no movimento espírita brasileiro a dita cultura religiosa e igregista desde sua gestão presidencial na Federação Espírita Brasileira.

Todas essas acusações, francamente falando, parece-nos muito injustas para com o aniversariante deste dia, motivo pelo qual aproveitamos a data emblemática para a publicação desta obra.



Então, não perca tempo e baixe agora mesmo — gratuitamente — o ebook Religião e Espiritismo: análise de novas fontes de informações, que está disponível em PDF e EPUB.

Download pela nossa Sala de Leitura.


2 comentários: