quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Sociedade Dialética de Londres: novo verbete da Enciclopédia Espírita Online


No dia 26 de janeiro de 1869, portanto, há 153 anos, uma importante deliberação estava sendo tomada na capital britânica, cujas conclusões implicariam substancialmente os rumos do movimento espírita de então: a Sociedade Dialética de Londres formaliza a criação de um comitê para investigar os fenômenos espirituais que havia roubado a atenção dos grandes centros urbanos da América e da Europa. Desde há muito já se esperava um parecer da comunidade científica sobre aquela febre de manifestações: fraudes? Ilusionismo? Loucura? Ou realmente os médiuns estavam recebendo influências de Espíritos na produção de tão polêmicos fenômenos? Com a palavra, os sábios da época.

Quer saber mais sobre essa história? Então confira o novo verbete da nossa Enciclopédia Espírita Online, cuja sinopse está a seguir:

A Sociedade Dialética de Londres, ou London Dialectical Society no original em inglês, foi uma associação de cientistas e notáveis sábios da elite inglesa constituída na capital britânica em 1867 com o objetivo de promover o debate acerca de temas metafísicos e teológicos, à luz da ciência, em face da forte propagação dos fenômenos espirituais que desencadeara o movimento conhecido como Espiritualismo Moderno e também havia suscitado o Espiritismo. Após intensos debates, uma comissão especial da Sociedade foi formada para realizar uma investigação especial e então apresentar um relatório oficial sobre aquela fenomenologia, cujo resultado foi favorável à veracidade dos fenômenos, contrariando a expectativa da maioria da entidade que, por fim, deliberou não o publicar; porém, à revelia desta decisão, os membros da comissão consideraram aquela pesquisa um bem comum e o publicaram por conta própria, provocando impacto em toda a comunidade científica de seu tempo. O desacordo de ideias entre seus associados resultou na sua dissolução, mas influenciando outras entidades com semelhante propósito.

A fundação da Sociedade, a formação do comitê, a distribuição dos trabalhos de pesquisa e o relatório final das investigações, bem como a repercussão e o legado deixado pelos dialéticos londrinos. Tudo isso e mais no novo verbete.

Confira agora mesmo o verbete Sociedade Dialética de Londres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário