sábado, 1 de janeiro de 2022

Retrospectiva 2021


Vamos recordar os destaques do movimento espírita, mês a mês, durante o ano de 2021, que você pôde acompanhar através dos canais de divulgação da Luz Espírita, aproveitando para agradecer a todos a confiança depositada em nosso trabalho, conforme demonstra a enorme audiência do nosso Portal.

E vamos aos destaques!


JANEIRO

O ano de 2021 começou com as pesquisas historiográficas fervilhando, ainda como reflexo da polêmica sobre a autenticidade da 5ª edição da obra A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo de Allan Kardec, que tem sido recorrentemente posta em questão. Nós da Luz Espírita, acompanhando bem de perto os rumores da mais recente tese de adulteração, encampada pelo livro O Legado de Allan Kardec de Simoni Privato Goidanich (2018), então destacamos no primeiro mês do ano a reversão da opinião dos confrades em relação a essa ideia, conforme a postagem "O Caso A Gênese - novas parciais da enquete sobre a tese de adulterações: os novos números da enquete levantada vinham apontar a tendência geral para contrária à mencionada tese de adulteração, o inverso do que se passava nas primeiras apurações da enquete.

Veja as estatísticas atualizadas naquele mês inicial do ano velho:

A explicação para a reversão desses percentuais é que, com o avanço das pesquisas e principalmente a descoberta de novas fontes históricas, foi ficando cada vez mais evidente a inconsistência da tese de adulteração — avanço esse que continuou acontecendo, a exemplo do que destacamos naquele janeiro no post "Amélie Boudet atuante na sucessão de Allan Kardec", 3ª e última parte, trazendo o relatório da prestação de contas do primeiro ano social da Sociedade Anônima (1869-1870) assinada por Madame Kardec, desfazendo assim a errônea interpretação comum que ela perdera o comando do movimento espírita imediatamente o falecimento de Allan Kardec. Enfim, Amélie estava firme e forte, cuidando da obra espírita do seu esposo quando a edição revisada de A Gênese viera à lume.

Ainda daquele janeiro, trazemos como destaque o lançamento do verbete Laurent de Faget na Enciclopédia Espírita Online. Com isso, vínhamos apresentar à nossa geração o até então desconhecido Faget, cuja obra o colocou dentre os grandes ativistas do movimento espírita francês nas primeiras décadas pós-Kardec.


FEVEREIRO

Dentre os destaques do segundo mês do ano velho colocamos as letras fortes do artigo "O Movimento Espírita repete a história do movimento cristão?" de Carlos Luiz, descrevendo o panorama do movimento espirita de então e fazendo alguns paralelos históricos interessantes e convidativos para a reflexão dos confrades. Em pauta: tese de adulterações, responsabilidades das instituições espíritas, inquisição moderna e um curioso episódio envolvendo Chico Xavier e Herculano Pires.

Aquele fevereiro também ocasionou uma descoberta surpreendente e importantíssima para a Historiografia espírita: "A descoberta da Edição Zero de O Livro dos Espíritos", uma "obra clandestina" e espécie de protótipo de O Livro dos Espíritos que Allan Kardec teria confeccionado pouco antes do marco de 18 de abril, inclusive usando um pseudônimo diferente.


Além disso, divulgamos aqui as novidades do Projeto Allan Kardec da UFJF apresentadas na entrevista de Fabio FortesEric Pacheco para o canal Espiritismo em Kardec.


MARÇO

Em sequência ao seu artigo anterior, nosso confrade espírita e sociólogo Carlos Luiz ofereceu aos nossos leitores suas ideias sobre o que ele considera como "A Lógica inquisitorial" presente e de atuação bastante forte no movimento espirita de nosso tempo, de forma a deformar a obra kardecista.

Outro destaque do mês de março foi o lançamento do ebook O Auto de Fé de Barcelona, clássico literatura espírita internacional, obra do nosso confrade espanhol Florentino Barrera, contando detalhes do histórico episódio da queima de livros espíritas pela Inquisição católica espanhola que neste 2021 faz seu aniversário de 160 anos, enriquecendo assim a Sala de Leitura do nosso Portal, editada conjuntamente com a equipe do site Autores Espíritas Clássicos.


ABRIL

Do quarto mês de 2021, por ocasião da data de aniversário de lançamento do Espiritismo, destacamos inicialmente a postagem "O 18 de abril e a questão O que é mesmo Espiritismo?", questão essa que parece trivial, mas que é, no fundo, toda significativa para a compreensão da nossa doutrina e sua efetiva execução, pelo que a referida postagem faz um link com o curso "ECE - Estudo do Conceito de Espiritismo" da PEADE, a nossa Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita, que desenvolve com profundidade o exame desta questão.

Ainda sobre o caso A Gênese, aqui replicamos também em abril o trabalho de pesquisa da fanpage CSI do Espiritismo desta vez trazendo uma anotação muito curiosa: "Henri Sausse utilizando a nova edição é nova evidência contra tese de adulteração", lembrando que foi Saussi o pivô de toda a polêmica que deu azo à tese de adulteração da obra A Gênese — tese essa cada vez mais desmoronada.


MAIO

Começamos maio registrando o necrólogo de uma importante personagem do movimento espírita: Suely Caldas Schubert (9/12/1938-12/5/2021), médium, palestrante e escritora de renomadas obras editadas pela Federação Espírita Brasileira, que, aliás, emitiu uma nota oficial da qual salientamos a menção "A esta dedicada servidora da Seara de Jesus, a nossa eterna gratidão."

Naquele mesmo maio, destacamos o post: Lançamento do livro: "Ficções e Insinuações - Resposta à brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumiére)" da Sociedade Científica do Espiritismo, livro que se soma às mais importantes fontes históricas para o movimento espírita dos primeiros anos pós-Kardec, editado conjuntamente com o Autores Espíritas Clássicos e o CSI do Espiritismo. Em pauta, a defesa de Pierre-Gaëtan Leymarie em face das acusações de Berthe Fropo em Muita Luz (Beaucoup de Lumière). Desta forma, oferecemos aos  nossos confrades estudiosos as fontes diversas para a análise do contraditório envolvendo a problemática do desenvolvimento do Espiritismo depois da desencarnação do seu codificador.


JUNHO

E com a historiografia espírita em alta, aproveitamos o ensejo para trazer um novo verbete para a Enciclopédia Espírita Online relacionado ao tema em voga: "Pierre-Gaëtan Leymarie", a vida e a obra do "sucessor" de Allan Kardec e o personagem mais influente da segunda geração do movimento espírita.

Aquele junho também ficou marcado pela edição especial de n° 200 do nosso newsletter Informe Luz Espírita, com as notícias e novidades do movimento espírita que os nossos assinantes recebem via email gratuitamente. A propósito, se você ainda não assinou o recebimento do nosso informe, inscreva-se agora mesmo, seguindo estas instruções.


E teve mais em junho de 2021: em "O Céu e o Inferno da FEAL e a prorrogação de uma campanha esdrúxula", colocamos claramente nossa posição frente à estranhíssima campanha levantada, sob o selo da Fundação Espírita André Luiz, com a suposição requentada da adulteração de A Gênese, acrescentando aí uma ainda mais esdrúxula teoria de conspiração contra a obra O Céu e o Inferno, ambas de Allan Kardec.



JULHO

Começamos destacando o segundo semestre do ano velho pela postagem que explora um dos documentos disponibilizados pelo Projeto Allan Kardec da UFJF: "O retorno da fé em Deus do Sr. H. Georges", transcrevendo a correspondência do Sr. Georges endereçada ao codificador do Espiritismo, agradecendo-lhe pela obra espírita, que "lhe salvou a vida" em lhe devolvendo a crença na divindade.

Igualmente em julho fizemos o lançamento do verbete "Superstição" na Enciclopédia Espírita Online, tratando de questões pertinentes e recorrentes dentro do movimento espírita, dado principalmente a desinformação geral quanto à natureza da nossa doutrina, em face de toda uma cultura mística na qual estamos envolvidos há milênios.



AGOSTO

O oitavo mês do ano velho principia com o lançamento do curso "LR - Lei de Reencarnação" da PEADE, a nossa Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita, curso produzido pela parceria entre a Luz Espírita e o Grupo Marcos e disponível gratuitamente.

Também vale a pena lembrar a videopalestra "Bezerra de Menezes: seu tempo e sua ação", proferida pelo pesquisador e confrade espírita Luís Jorge Lira Neto, considerando especialmente a repercussão das ideias ali apresentadas, muitas das quais desmistificando folclóricas versões da vida e obra do "Médico dos Pobres".

E finalmente, aquele agosto ficou marcado pelo lançamento de um trabalho muito especial: "Religião e Espiritismo - análise de novas fontes de documentos", livro assinado por Carlos Luiz, César A. Santos, Ery Lopes, Luís Jorge Lira Neto e Wanderlei dos Santos, contendo o resultado de uma pesquisa feita sobre edições da Revue Spirite da primeira década do século XX, nas quais foram publicados manuscritos de Allan Kardec compondo um "Estudo sobre a religião".



SETEMBRO

E com o lançamento do livro Religião e Espiritismo - análise de novas fontes de documentoso clássico debate sobre a relação entre Espiritismo e Religião entrou  forte no circuito dos grandes canais de estudo e divulgação espírita. Nessa esteira, o canal da ABRAPE - Associação Brasileira dos Divulgadores do Espiritismo cuidou de produzir uma live sobre Religião e Espiritismo com os autores daquela obra, sendo este o nosso primeiro destaque do mês de setembro de 2021.


Como se sabe, o nono mês de cada ano é marcado pela campanha Setembro Amarelo, pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. Diante deste relevante tema, vamos lembrar do post tratando de uma séria e cada dia mais crescente preocupação: "Suicídio de jovens e uma dose de choque de realidade".

Setembro também consagrou mais uma justa homenagem a um dos mais importantes personagens da História do Espiritismo: "Sancionada lei que inscreve Chico Xavier no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria".




OUTUBRO

Entramos em outubro com uma ótima notícia: Relançamento do acervo digital da revista Reformador da Federação Espírita Brasileira, revista centenária e das mais importantes fontes de pesquisa sobre a Historiografia do Espiritismo, especialmente quanto ao movimento espírita no Brasil, pelo que essa nova versão do site, com o seu acervo digital e um sistema de busca modernizado, vem contribuir bastante para o trabalho dos pesquisadores.

O penúltimo mês do ano velho também nos brindou com o que consideramos um dos maiores destaques do ano: "O Baile das Loucas: um filme que faz apologia ao Espiritismo",

Outro destaque especial do último outubro é o artigo de Rogério Miguez"Auto de Fé de Barcelona: Há 160 anos a Inquisição tentou conter a marcha do Espiritismo", celebrando a memória daquele evento marcante para a História do Espiritismo.


E como o assunto "Espiritismo e religião" continua por demais vivo, faz bem colocarmos em evidência também o manuscrito original do mestre espírita, publicado pelo portal do Projeto Allan Kardec da UFJF: "Prece de Allan Kardec - 02/12/1866", pela qual vemos o codificador "meditando cada vez mais" sobre o Espiritismo como religião.



NOVEMBRO

No penúltimo mês do ano, uma tragédia comoveu todo o Brasil — a queda de um avião particular no qual, entre outros passageiros, viajava a cantora de maior sucesso nacional do momento , dando-nos ensejos para tratarmos de questões urgentes, tal como feito na postagem, "Duras, mas necessárias reflexões sobre a morte da cantora Marília Mendonça".

Na metade do mês estávamos anunciando o lançamento da abertura das inscrições para o mais novo curso da PEADE"VPE - Vivenciando a Prática Espírita", com alternativas para questões tais essas: enquanto espírita convicto, o que fazer com o Espiritismo? Como praticar a doutrina nos moldes da codificação kardequiana?

Outro assunto que movimentou os debates espíritas nas mídias sociais foi tratado na postagem "O futuro do Museu Espírita de São Paulo", registrando a preocupação de algumas lideranças espíritas paulistas em relação a um proposta levada à Federação Espírita Brasileira para negociação do imóvel sede da instituição fundada pelo casal Elza e Paulo Toledo Machado e depois doada à FEB, que, por sua vez, garante a permanência do Museu, inclusive vislumbrando melhorias com a possível negociação imobiliária pleiteada.




DEZEMBRO

Fechando o ano de 2021, destacamos logo de início o nosso incansável apelo para a campanha Natal com Jesus, valorizando o verdadeiro espírito da festa natalina, que é o aniversário da passagem do Cristo nesta Terra, com o objetivo de renovação dos nossos compromissos espirituais.

Em seguida, colocamos em destaque a postagem "O extraordinário acervo espírita do CCDPE-ECM", contendo também um vídeo especial sobre a origem e desenvolvimento do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro - CCDPE-ECM, em São Paulo, Capital.

E o nosso último destaque vai para a notícia "Bezerra de Menezes inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria", a exemplo da mesma homenagem feita a Chico Xavier, então consagrando a obra humanitária do Médico dos Pobres, que também é conhecido como "O Kardec brasileiro".


Assim, além de mais uma vez agradecer a sua confiança depositada na audiência de nossas atividades, vibramos para que neste ano novo, 2022, tenhamos todos muito mais oportunidades de trabalharmos pela divulgação da Doutrina Espírita e desta forma contribuirmos efetivamente para o desenvolvimento do Espiritismo.

Contamos com a cooperação de todos, a começar pelo compartilhamento desta postagem.


* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário