quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Literatura espírita: "Bezerra de Menezes - O homem, seu tempo e sua missão" de Luciano Klein


Uma obra promissora acaba de ser lançada e certamente deve despertar grande interesse dos espíritas mais estudiosos: Bezerra de Menezes. O homem, seu tempo e sua missão, de Luciano Klein, de Fortaleza - Ceará, pela Expressão Gráfica e Editora. A obra tem mais de mil páginas e resume cerca de três décadas de pesquisas intensas sobre a biografia deste personagem tão marcante para o desenvolvimento do Espiritismo no Brasil, tanto que ele é chamado de "O Kardec brasileiro". Afora sua contribuição para a doutrina kardecista, Bezerra também é um personagem da História do Brasil, com atuação importante na política e no social, especialmente através de sua profissão, que ele zelou como sagrada vocação, rendendo-lhe também o título de "Médico dos pobres". Seu autor é historiador de formação e também o atual presidente da Federação Espírita do Ceará, o mesmo Estado onde o Dr. Bezerra nasceu.

Luciano Klein

Registramos na Retrospectiva Espírita 2021 que o personagem em questão foi tema de discussões no meio espírita no passado por conta do avivamento da clássica polêmica da relação entre Espiritismo e e Religião: não falta quem veja problema em haver religiosidade espírita e, nesse contexto, o Dr. Bezerra costuma ser o "culpado" pelo desenvolvimento dessa "vertente doutrinária", imprimindo assim — dizem — a marca cultural da Federação Espírita Brasileira, com o agravante da sua simpatia com o Roustainguismo.


Não nos omitimos diante de suposições que, no mínimo, consideramos apressadas injustas, inclusive porque temos a compreensão de que a Doutrina Espírita contém em si, essencialmente — e, portanto, inseparável  o seu aspecto religioso, que forma, ao lado dos aspectos científicos e filosóficos, um tríplice conjunto de forças. Foi assim que justamente no dia do aniversário do Dr. Bezerra fizemos a publicação de uma obra referente a esta questão.


Ainda não fizemos a apreciação da obra de Luciano Klein para afirmarmos categoricamente o seu valor e seu justeza histórica, mas nada temos a supor o contrário de que seu livro seja um trabalho sério, dedicado e bastante útil para uma melhor compreensão historiográfica do movimento espírita nacional, pelo que encorajamos a todos a mergulhar na sua leitura  mas sempre com o olhar crítico, claro, fazendo uma análise a mais racional e justa possível.

Sobre o conteúdo de Bezerra de Menezes. O homem, seu tempo e sua missão, sugerimos a série de vídeos do próprio autor no canal Bruno Tavares no YouTube.

Como outra pista sobre a obra recém-lançada, transcrevemos aqui a resenha composta por Antonio César Perri de Carvalho, publicada em seu blog.

Segue a resenha:

No último mês de 2021 circulou a portentosa pesquisa sobre a vida e obra de Bezerra, o livro Bezerra de Menezes: o homem, seu tempo e sua missão, de autoria de Luciano Klein, editado pela Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC) e pelo Memorial Bezerra de Menezes (MEBEM). Trata-se de edição comemorativa dos 190 anos de nascimento de Bezerra (1831-1900).

Em capa dura, com ricas e vastas ilustrações e documentos, totalizando 1.192 páginas, o livro desse historiador espírita é fruto de quase três décadas de pesquisas, com a garimpagem e o estudo pormenorizado de centenas de fontes, ouvindo pessoas e deslocando-se em viagens.

Luciano Klein, atual presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC), é graduado em História, professor do Colégio Militar de Fortaleza, Sócio Efetivo do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico. O livro conta com prefácio de Samuel Magalhães; mensagem de Vianna de Carvalho, psicografada por Divaldo Pereira Franco; e introdução do próprio autor. No final há manifestação do jornalista Tarcísio Matos, de Fortaleza,

Em 17 capítulos o leitor desfruta de ricas informações e análises: “Bezerra de Menezes – vários olhares”; “Nascimento, infância e familiares no Ceará”; “Do Riacho do Sangue ao exílio na Serra do Martins e à juventude em Fortaleza”; “Na Faculdade de Medicina”; “Médico de corpos, médico de almas”; “Os Bezerra de Menezes do Rio de Janeiro”; “Na vanguarda das Ciências no Brasil”; “O educador e seus sonhos”; “Pioneirismo empreendedor”; “Escritor polígrafo”; “O mais científico dos espíritas brasileiros oitocentistas”; “Memorável inquérito”; “O político”; “Meu Ceará”; “Bezerra e o cancro social da escravidão”; “O Apóstolo do Espiritismo” e “Retratos para a posteridade”.

Luciano Klein exibe um Bezerra envolvido nas mais diversas frentes de atuação, protagonizando lances que o diferenciavam no século XIX, pelo amor posto em cada atitude, a bem de todos, como médico, político, empresário, pesquisador/cientista, escritor, tradutor e biógrafo. Sobre todas essas nuances de dedicado trabalho surgem informações inéditas sobre Bezerra. A pesquisa de Klein contribui com subsídios para a compreensão de ações parlamentares nos períodos do Império e início da República, pois Bezerra exerceu intensas atividades político-partidárias, e, sem dúvida com a história do movimento espírita brasileiro. Sem prejuízo de valoração para as diversas atividades do biografado e também para o hercúleo trabalho do biógrafo, chamaram-me muita atenção detalhes das ações públicas, inclusive político-partidárias de Bezerra e até concomitante aos seus encargos espíritas.

Outro fato esclarecedor foi a real identificação do filho, Adolfo Júnior, alvo de obsessão e tratado por médiuns espíritas, fato motivador para a pesquisa que gerou a obra A Loucura sob novo Prisma, que o biógrafo comenta: “Bezerra, muito provavelmente, aspirava apresentar sua pesquisa”, referindo-se ao Congresso Espírita e Espiritualista Internacional de Paris (setembro de 1900). Esse livro de Bezerra, que muito apreciamos, foi inicialmente editado pelos seus filhos em 1920, e, posteriormente pela FEB em 1946. Muitos detalhes surgem sobre as relações de Bezerra com médiuns e lideranças espíritas das duas últimas décadas do Século XIX e sobre suas atuações em instituições espíritas, inclusive na então novel Federação Espírita Brasileira, da qual foi presidente em duas oportunidades (1889-1890 e 1895-1900) e vice-presidente (1890-1891). Bezerra enfrentou muitas resistências nos encargos espíritas.

O biógrafo esclarece a origem do título oficial de “Benemérito Médico dos Pobres” e do epíteto de “Kardec Brasileiro”. Desse contexto emergem notas biográficas sobre vultos marcantes da época e, inclusive, esclarecendo-se distorções criadas sobre alguns personagens.

No final da obra, com surpresa, encontrei-me citado entre personagens do movimento espírita da atualidade que fazem “garimpagens convertidas em livros, referentes a biografias ou as aspectos do Espiritismo…” Também fui agraciado pelo autor com a remessa do livro com atenciosa dedicatória.

Luciano Klein conclui sobre seu prolongado estudo: “A pesquisa nos credencia a assegurar que o Bezerra de Menezes, analisado e compreendido como um homem de seu tempo, se nos apresenta mais grandioso e admirável quando comparado ao Bezerra de Menezes que o movimento espírita conhece corriqueiramente”.

A marcante biografia de Bezerra de Menezes precisa ser lida, estudada e difundida na seara espírita.

Antonio César Perri de Carvalho


Informações técnicas:

Klein, Luciano. Bezerra de Menezes. O homem, seu tempo e sua missão. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2021. 1192p.

À venda na loja online da Amazon.

Visite também o site da Federação Espírita do Ceará: www.feec.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário