sábado, 14 de janeiro de 2023

José Herculano Pires e a preservação de seu acervo, sua obra e sua memória


Passado já quase meio século de sua desencarnação, ele ainda continua sendo considerado o maior filósofo espírita do Brasil: José Herculano Pires, aquele que foi chamado de "o melhor metro que mediu Allan Kardec" por ninguém menos que o Espírito Emmanuel, o guia espiritual do médium Chico Xavier. Os livros do "Professor" ainda são fartamente lidos, comentados e mencionados como referências para os variados debates doutrinários, como sendo uma opinião de alguém capacidato e vocacionalmente comprometido com a causa do Espiritismo na sua maior pureza.

José Herculano Pires

Por estes predicados, interessa-nos saber como está a conservação de seu acervo, suas obras e sua memória. Então fomos conhecer a fundo as três instituições diretamente ligadas ao nome do Prof. Herculano — a Fundação Maria Virgínia e Herculano Pires, a Editora Paideia e o Grupo Espírita Cairbar Schutel de São Paulo —, e o resultado desse trabalho é o que apresentamos no vídeo a seguir:


Como se vê, a obra de José Herculano Pires continua bem cuidada e mais viva do que nunca, pelo que parabenizamos a todos os que gentilmente atederam à nossa solicitação para conhecer esse trabalho, especialmente a Tatiana Pires, Antônio Molina e Heloísa Pires.

Herculano e Maria Virgínia

Para visitas presenciais à sede das referidas instituições, favor fazer o agendamento através dos canais de contato disponíveis no site oficial da Fundação:


Sede da Fundação Maria Virgínia e Herculano Pires
R. Dr. Pinto Ferraz, 70
Vila Mariana
São Paulo, SP

Saiba mais sobre José Herculano Pires pela Enciclopédia Espírita Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário