domingo, 1 de janeiro de 2023

Retrospectiva espírita 2022


Vamos recordar os destaques do movimento espírita, mês a mês, durante o ano de 2022, que você pôde acompanhar através dos canais de divulgação da Luz Espírita, aproveitando para agradecer a todos a confiança depositada em nosso trabalho, conforme demonstra a enorme audiência do nosso Portal.

E vamos aos destaques!


JANEIRO

Começamos 2022 anunciando o lançamento do programa Palestra Espírita Online, com transmissão dominical, que ao longo do ano proporcionou então a participação de vários confrades palestrantes, pesquisadores e divulgadores do Espiritismo, tratando de temas variados e sempre muito interessantes.

Naquele janeiro, estávamos comemorando a expressiva marca de 80 mil inscritos no nosso canal no YouTube (hoje estamos nas cercanias dos 90 mil), fato a ser muito comemorado em razão de isso ser, indubitavelmente, uma prova de confiança e carinho da parte dos nossos amigos seguidores deste trabalho.

E ainda teve a descoberta e publicação de uma gravação inédita de Chico Xavier, de compact disc de 1960, registrado nos studios da Audiodiscs em Nova Iorque, EUA, contendo seu depoimento sobre o tema "Espiritismo prático".


FEVEREIRO

Entre os destaques do mês seguinte, tivemos o lançamento da série 20 anos de Saudade, em referência ao vigésimo aniversário do retorno de Chico Xavier à pátria espiritual, que seria alcançado em 30 de junho do ano tratado. Conforme anunciado nesta postagem, a série viria trazer ao longo de 2022 a recordação de grandes momentos da vida e obra do inesquecível médium espírita.

Também no mês segundo, cuidamos de denunciar destemidamente — não com pouco pesar  uma triste ocorrência no nosso movimento espírita: publicações indevidas de obras de Allan Kardec, uma verdadeira e absurda campanha de adulteração do Espiritismo que merece toda a atenção dos kardecistas sinceros. Campanha essa, aliás, ainda em curso, tal porque é importante trazermos esta postagem para a nossa retrospectiva.

Com muito mais tristeza, fizemos o registro da deflagração de mais um conflite armado no mundo: Guerra na Ucrânia, uma guerra das mais sem sentido, das mais absurdas mesmo, e que, como sabemos, prossegue com terríveis danos para todo o planeta, especialmente para o povo ucraniano, um povo já cansado de tantas desgraças bélicas e que clamava por paz.

Uma coisa muito boa, pelo menos, temos para destacar daquele fevereiro: a publicação do curso VPE - Vivenciando a Prática Espírita da PEADE, a nossa Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita. Um curso de grande relevância para uma melhor compreensão sobre o que fazer com o aprendizado espírita, ou seja, como de fato praticar o Espiritismo.


MARÇO

Do mês de março podemos salientar a postagem que tratou de uma das tantas pesquisas científicas que estão em curso hoje em renomados institutos ao redor do mundo. No caso em questão, uma experiência que sugere que o "filme da vida" se passa no cérebro do indivíduo no momento de sua morte. Um apanhado bastante interessante de um grupo de pesquisadores da área de neurociência que foi destaque no canal da BBC.


A propósito da Guerra na Ucrânia, colocamos em evidência o encontro entre Ery Lopes e Eric Pacheco conversando sobre o tema Guerra e Paz segundo o Espiritismo.


Em mais um excelente trabalho de pesquisa historiogrática do Sir CSI do Espiritismo, Carlos Seth Bastos, rememoremos o post sobre Léontine Bégin, a primeira dos notáveis médiuns de Paris na nova Era Espiritualista, mais uma personagem para a Historiografia Espírita.


ABRIL

Em continuidade à série 20 anos de Saudade, começamos o mês de aniversário de nascimento de Chico Xavier anunciando seu nome como novo verbete da nossa Enciclopédia Espírita Online, compondo um resumo sobre a vida e a obra, tão profícua inclusive, deste apóstolo do Espiritismo.

 

Mais um destaque de abril é a postagem de lançamento da nova tradução de A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, com base na 5ª edição, com o conteúdo revisado, corrigido e aumentado, concluído por Allan Kardec e publicado em 1869. Naquele anúncio, a nova tradução, efetuada por Ery Lopes, já estava então à disposição para download gratuito na Sala de Leitura do nosso Portal.

Aproveitamos o sucesso do filme Ainda Estou Aqui para postar uma síntese de fenômenos contidos na peça artística e compará-los com as realidades possíveis dentro do que temos aprendido sobre mediunidade através da Doutrina Espírita, ao mesmo tempo em que desmistificamos aqueles que a mencionada ficção retrata.

Em andamento ao nosso programa de palestras online, destacamos a chamada para a edição do domingo 17 daquele abril, em que o convidado Adair Ribeiro veio falar do valiosíssimo acervo espírita do Museu AKOL.

Ainda pegando o ensejo da Guerra da Ucrânia, na sequência da nossa série Poesia Espírita, colocamos em voga o clássico soneto espírita "Temos Jesus" do Espírito Abel Gomes, psicografado por Chico Xavier e parte integrante da obra Parnaso de Além-Túmulo, soneto esse que é um real bálsamo para nosso coração e nossa mente, um consolo iluminativo pela mensagem que nos instrui que o Cristo está no comando de tudo, sempre de prontidão para o socorro de cada um daqueles que o evocar com sinceridade e respeito.


MAIO

Os destaques de maio de 2022 principiam-se com a postagem Kardec e o código espírita, esmiuçando sobre a justeza e o uso de termos como codificador e codificação do Espiritismo, tão comuns em nosso movimento espírita.

E por falar em código, outro destaque que trazemos do quinto mês do ano velho é a postagem O código secreto de Chico Xavier, mais um episódio da série 20 anos de Saudade.

Mais um destaque daquele mês foi a chamada para as atualizações no caso A Gênese, ainda sobre a polêmica em torno da batida tese de adulteração do livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo de Allan Kardec.

Depois do impasse provocado pela pandemia de Covid-19, finalmente foi anunciada a data de estreia para o filme Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, então agendada para 1 de setembro do mesmo 2022. Este anúncio nos deixou muito empolgados com a volta de uma grande produção cinematográfica com teor espírita, despertando também maior interesse do público em geral em conhecer melhor a vida e a obra do médium Zé Arigó.

De novo a Historiografia Espírita ficou em evidência com a postagem reproduzindo a pesquisa sobre os possíveis 50 cadernos que teriam servido como referência básica para o trabalho de Allan Kardec na codificação do Espiritismo.



JUNHO

Caminhando para a metade do ano, noticiamos a promulgação da lei federal que então vinha instituir o Dia Nacional do Espiritismo, assinalado para a data 18 de abril, que, como é bem sabido, coincide com o aniversário de publicação de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançado exatamente em 18 de abril de 1857.


Vale a pena recordarmos também o lançamento da nova tradução da obra Biografia de Allan Kardec, composta por Henri Sausse, e então livremente disponibilizada em PDF para leitura online e download na Sala de Leitura do nosso Portal.


Outro destaque do mês foi a matéria Eventos espíritas pagos: vamos refletir a respeito? tratando desse assunto sempre polêmico no nosso meio. Recorde, então, com que seriedade as ideias foram postas, como elementos para a análise geral, sem a pretensão de resolver a questão, mas procurando contribuir para tal fito.

E fechamos o mês de junho trazendo um documentário especial produzido pelo canal televisivo SBT: Chico Xavier, a luz que não se apaga, na data exata em que celebramos o vigésimo aniversário do retorno de Chico Xavier ao plano espiritual, complementando a nossa série 20 anos de Saudade.


JULHO

Ano eleitoral e uma esperada disputa política acirrada e cheia de polêmicas. A primeira delas, explorando o movimento espírita veio a propósito de uma homenagem oficial do Governo brasileiro feita a Divaldo Franco e a ocasião da sua entrega, formalizada na comanda da Ordem de Rio Branco, quando houve o encontro do médium e orador espírita com o Presidente da República, que foi entendida por alguns confrades espíritas como um ato político impróprio. Na nossa postagem, oferecemos nossa análise e justificamos nossa defesa em prol de Divaldo.

Prosseguindo com a série 20 anos de Saudade, é válido ressaltar a postagem com a reprodução de um artigo do jornal francês Le Monde, assinado por Jean-Pierre Langellier, sob o título "Um homem insignificante", falando de Chico Xavier de um jeito muito peculiar e que chamou a atenção dos confrades espíritas no mundo inteiro.

Em outro destaque de julho, anunciamos uma live especial tocando num tema de extrema valia para todos nós: a Valorização da Vida, focalizando a problemática do aborto, tão promovido nos tempos atuais por ideologias diversas que muito distam dos propóstos doutrinários kardecistas. Com a apresentação de Carlos Luiz, a live contou ainda com os seguintes convidados: Eric Pacheco, Carla de Paiva e Marco Mlani.


AGOSTO

Do mês de agosto nós começamos evidenciando mais uma atualização da Enciclopédia Espírita Online, desta vez trazendo o verbete "Carma", o mesmo que "Karma", uma palavra tão comum quanto questionada no movimento espírita.

Outro lançamento importante: a nova tradução do clássico Socialismo e Espiritismo de Léon Denis, livro por vezes muito mal-explorado por determinadas ideologias com vistas a deturpar a própria essência da Doutrina Espírita na tentativa de aliá-la a concepções outras bem diferentes da sua verdadeira concepção. Por isso, esta nova tradução traz conteúdos extras que consideramos de imensurável valor. 

O terceiro destaque do mês ficou por conta da passagem do 3° aniversário da PEADE, a nossa tão bem-sucedida Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita, que então contava com 3, 5 mil inscritos (hoje, estamos perto de 4 mil).


SETEMBRO

Finalmente, no primeiro dia do nono mês de 2022, veio a tão aguardada estreia de Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, que anunciamos com entusiasmo — e com razão, pois foi uma produção de ótima qualidade. 

E no embalo do interesse geral do público pelo personagem Zé Arigó, fomos buscar mais fontes de informações sobre a verdadeira vida do médium para compartilhar com os confrades.

Fechando setembro, temos a postagem de lançamento do livro Maurice Lachâtre e o Espiritismo: entre a publicidade e as controvérsias, de Ery Lopes e Wanderlei dos Santos, detalhando a trajetória de uma das mais intrigantes personalidades ligadas ao Espiritismo Nascente e a Allan Kardec antes mesmo de sua fase espírita, então conhecido como Prof. Rivail.


OUTUBRO

Às vésperas de mais um pleito nacional, trazemos como o primeiro destaque de outubro o artigo Eleições 2022: uma breve análise, frisando a importância e a responsabilidade especial dos espíritas em face do exercício de sua cidadania.

Por ocasião de mais um aniversário da desencarnação do codificador espírita, reproduzimos uma matéria do canal BBC News: Allan Kardec: quem foi o homem que 'inventou' o espiritismo.

Ainda na oportunidade da série 20 anos de Saudade, demos notícia da estreia do filme-documentário Chico Para Sempre, em mais uma produção cinematográfica dirigida por Wagner de Assis.

Outro destaque do último outubro foi o acréscimento do verbete "Célina Japhet" em mais uma atualização da Enciclopédia Espírita Online.


NOVEMBRO

Os nossas principais recordações do penúltimo mês do ano velho começa com um convite para os confrades conferirem uma instrutiva resenha literária sobre O Livro dos Espíritos pela autoria de nosso confrade Luís Jorge Lira Neto.

Prosseguimos com o destaque para o anúncio do pré-lançamento da obra Espíritos sob Investigação - resgatando parte da História, o aguardado livro prometido por Carlos Seth Bastos contendo um apanhado das suas pesquisas historiográficas, com base em fontes primárias e outras referências consideráveis.

E por falar em pesquisa historiográfica, o derradeiro destaque de novembro é o trabalho de Adair Ribeiro Jr. na redescoberta de Angeli Torteroli, uma das maiores personagens da História do Espiritismo nascente no Brasil, trabalho esse que resultou num livro volumoso, repleto de detalhes biográficos, contextualização e fontes referenciais.


DEZEMBRO

Como já é tradição em nosso trabalho, começamos dezembro relançando a campanha Natal com Jesus, num esforço de resgatar o autêntico significado dos festejos natalinos, como referência ao nascimento do Cristo entre nós, bem como os nossos compromissos com as virtudes espirituais.

Também salientamos do último mês do ano velho o apanhado que fizemos sobre O que as pessoas estão lendo através da Sala de Leitura do nosso Portal.

Novamente com pesar precisamos colocar em evidência mais uma coisa lamentável: o ataque hacker ao nosso Portal Luz Espírita, numa tentativa de manipulação indevida na pesquisa sobre o caso A Gênese, além de ação maliciosa na tentativa de danificar o banco de dados de todo o sistema do Portal Luz Espírita.


Então chegamos ao final do ano velho, caminhando com igual entusiasmo para continuarmos a divulgação espírita no ano novo.

Desta forma, além de mais uma vez agradecer a sua confiança depositada na audiência de nossas atividades, vibramos para que neste ano novo2023, tenhamos todos muito mais oportunidades de trabalharmos pela divulgação da Doutrina Espírita e desta forma contribuirmos efetivamente para o desenvolvimento do Espiritismo.

Contamos com a cooperação de todos, a começar pelo compartilhamento desta postagem.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Um comentário:

  1. Que Jesus, o nosso Divino Mestre, Modelo e Guia, a Luz que nos ilumina a nossa jornada neste mundo de provas e expiações, nos abençoe e ampare sempre, e a nosso entes queridos, e a toda a Humanidade. E que continue a iluminar o portal Luz Espírita e todos que contribuem para a sua manutenção.

    ResponderExcluir