sexta-feira, 12 de abril de 2024

"Perispírito", novo verbete da Enciclopédia Espírita Online

A nossa Enciclopédia Espírita Online acaba de receber uma atualização com o reforço do verbete sobre um dos elementos doutrinários mais importantes para compreensão do Espiritismo: "Perispírito", aquilo que Allan Kardec chamou de "a chave para os antigos mistérios da fenomenologia mediúnica", lição que nenhum espírita deve pular, e que deve ser estudada com toda a dedicação e carinho.

Confira a sinopse do verbete:

Perispírito é o envoltório fluídico do Espírito, espécie de corpo espiritual, inerente a todos os indivíduos e que, para os encarnados, serve como o liame, o laço que une o organismo físico e a alma (Espírito), também cumprindo aí o papel de órgão sensitivo pelo qual a consciência espiritual recebe as impressões físicas, além de ser o agente transmissor pelo qual o Espírito comanda os movimentos corporais. Diz-se que sua natureza é semimaterial por ser constituída de uma substância muito sutil em relação ao que atualmente conhecemos como matéria, mas ainda assim é uma forma material, com propriedades especiais que permite ao Espírito (o ser desencarnado), dentre outras coisas, produzir fenômenos físicos e se manifestar na nossa dimensão terrena, razão pela qual Allan Kardec o descreve como “a chave para a solução de muitos mistérios antigos”, especialmente no campo da mediunidade. Sua composição vem da combinação do fluido cósmico universal com certos materiais próprios do mundo ao qual o Espírito está vinculado, cuja substância é mais ou menos sutil, ágil e expansiva conforme o estágio evolutivo do indivíduo, passando por um processo de depuração na medida em que o Espírito progride intelectual e moralmente. A tradição espiritualista oferece diferentes nomes (corpo astral, corpo etéreo, psicossoma etc.) e diversas concepções para o que em Espiritismo é chamado simplesmente de perispírito. Uma das teorias espiritualistas é a de que ele seria composto de camadas corporais específicas (algumas doutrinas falam em até sete corpos); uma concepção igualmente bastante popularizada no espiritualismo oriental é a de que o perispírito é dotado de centros de forças, ou chacras (chakras), que haurem, concentram e canalizam energias que transitam entre as dimensões física e espiritual dos seres. Na codificação espírita, encontramos um valoroso roteiro da constituição, das funções e das propriedades perispirituais.

Representação gráfica do perispírito

Para corresponder a toda essa importância que o perispírito tem para a Doutrina Espírita, o novo verbete foi preparado a partir de uma laboriosa pesquisa, junto às melhores referências doutrinárias, a começar — claro — pela obra kardequiana.

Confira a lista de tópicos do novo verbete:

  • Etimologia de perispírito
  • Contexto histórico e aplicação do conceito
  • Tessitura perispiritual
  • Funções
  • Propriedades
  • Perispírito e mediunidade
  • Perispírito e obsessão
  • Teoria dos sete corpos
  • Aura perispiritual
  • Veja também
  • Referências

Então, não perca tempo e aprecie agora mesmo o apanhado da nossa pesquisa.

Clique aqui e acesse agora mesmo o verbete "Perispírito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário