segunda-feira, 15 de abril de 2024

160 anos "O Evangelho segundo o Espiritismo", por Elsa Rossi

Tivemos ontem mais um aniversário de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec, aliás, uma marca redonda; 160 anos do "mais completo código moral da História", na definição do nosso irmão Jorge Hessen, que abriu a série de artigos especiais preparada pela equipe Luz Espírita, envolvendo a participação de grandes divulgadores do Espiritismo no Brasil e no exterior.

Hoje, em continuidade a esta série, trazemos o depoimento de nossa amiga Elsa Rossi, paranaense, com destacado trabalho no Brasil e na Inglaterra, junto à União Britânica de Sociedades Espíritas - British Union of Spiritist Societies (BUSS). Ela salienta o caráter de luminosidade desta obra kardequiana, no sentido de clarear o entendimento quanto aos verdadeiros valores espirituais, e ainda conclui sua composição com em tom poético, fazendo da versificação um acróstico com a palavra EVANGELHO.

Confira abaixo!


160 anos de Luz
Elsa Rossi


Amigos e amigas queridos e queridas.

Destaco em nossa escrita, alguns pontos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, que, sei, também atrai o olhar e atenção de muitos. 160 anos de luz.

O prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo, ditado pelo Espírito de Verdade, livro organizado por Allan Kardec, é composto por parágrafos com um conhecimento de mil páginas. Destaco aqui, o que se encontra na contracapa do meu exemplar, publicado pela editora CELD do  Rio de Janeiro:

"As grandes vozes do Céu ressoam como som do clarim, e os coros dos anjos se reúnem. Homens, nós vos convidamos para o divino concerto; que vossas mãos peguem a lira; que vossas vozes se unam, e que em um hino sagrado, elas se propaguem e vibrem em toda a extensão do Universo."

Neste meu exemplar, traduzido por Albertina Escudeiro Sêco, na sua 5ª. edição, publicada em 2010, fica claro o conteúdo:

"Contendo a explicação das máximas morais do Cristo, sua concordância com o Espiritismo e sua aplicação nas diversas situações da vida."

Lemos ainda na folha de rosto:

"Não há fé inquebrantável senão aquela que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade."

Sendo o Evangelho a Boa Nova trazida por Jesus, e colocada ao público com as explicações dos Espíritos que compõem a Codificação, é também um livro de psicologia de vida. Deveríamos todos nós, termos uma cópia do evangelho de bolso, em nossas bolsas, ter uma cópia no porta luvas do carro, aos que se utilizam dessa locomoção, facilitar encontrar cópia dentro de casa, como faz minha amiga: Ela coloca um exemplar do Evangelho em todos os quartos, além do permanente ao alcance das mãos, na sala.

Nos momentos de nossas dificuldades, abri-lo ao acaso, ou estudá-lo sequencialmente, nos trará o lenitivo do entendimento porque sofremos, e a conexão com a Espiritualidade, a oração, a leitura, nos ajuda a prosseguirmos.

160 deste livro luz. Somente podemos agradecer à Espiritualidade que, como discípulos de Jesus, continuam sem descanso, a cuidar deste rebanho imenso que é a humanidade, para que não caiamos nos abismos e não nos percamos.

Está mais do que na hora de colocarmos o entendimento da filosofia espírita, da psicologia espírita em nossas vidas, sem que isso nos impeça de darmos continuidade à frequência em nossos templos religiosos.

Felizes dos que seguem a Jesus e a sua moral dos Universos.

Ave Cristo!


Ele chegou num momento especial, trazendo a nova lei do perdão  

Viajou muito para encarnar na matéria, se fez o líder da paz  

Auxiliando a humanidade sem rumo a entender qual caminho seguir, a 

Navegar por novas eras do espírito imortal. 
 
Ganhou adeptos, arrebanhou corações, fez milagres, deu a outra face 

Elevando o conhecimento em cada um, o não revidar, sem vinganças, só amar 

Lavando almas de iniquidades e dor, presos a matéria, da miséria e da riqueza 

Há flores no caminho com Jesus, há espinhos sem sua presença 

Onde quer que estejamos, a mesma lei do Amor, fertiliza nossos espíritos imortais por séculos e séculos, idas e vindas.

Elsa Rossi

*  *  *  *  *  *

Lembrando que a obra O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec está disponível livremente disponível para download na nossa Sala de Leitura.


Se você não viu, confira aqui o primeiro artigo da série especial 160 anos do lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo.

Continue conosco e acompanhe os próximos artigos da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário