quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Resultado da Pesquisa Nacional Espírita 2018


Acabou de sair o apurado final da Pesquisa Nacional Espírita, edição deste ano de 2018. Foram recebidas, no total, 3.926 respostas, cobrindo 27 Estados da nossa Federação e alcançando 735 cidades, incluindo a participação de dirigentes, trabalhadores de casas espíritas e seus frequentadores. O formulário da pesquisa ficou aberto para preenchimento durante todo o mês de junho deste ano e agora as estatísticas estão ao alcance de todos.

Se você não está familiarizado com esse trabalho de Ivan Franzolim, dê uma olhada na chamada que fizemos para a pesquisa clicando aquiConfira também os detalhes pelo vídeo a seguir:


Os dados finais da última edição da pesquisa foram publicados oficialmente no Blog Ideias e Anotações, de responsabilidade do próprio autor da pesquisa. O link direto para o arquivo em PDF com as estatísticas é este aqui.

A sugestão do seu idealizador é a de que esses dados sejam analisados especialmente pelos dirigentes e trabalhadores de instituições espíritas a fim de que os dados ajudem a melhor compreender a demanda de espíritas e assim ajude a promover melhor o Espiritismo.

Nós vamos fazer a nossa análise e futuramente voltaremos a falar desse apurado atual.

Um comentário:

  1. A pesquisa é de quantitativa. Quer dizer, não é Qualitativa. Mostra a quantidade de pessoas que afirmam isto ou aquilo, que preferem isto ou aquilo, que opinam isto ou aquilo. Para entendimento do público leigo é preciso informar que pesquisa Quantitativa é aferida pelos seus números, suas percentagens. A margem de erro, de forma simplificada, é apurada pela fórmula: 2 que multiplica o resultado da raiz de PQ dividido por N. Sendo P o percentual que respondeu isto ou aquilo e que é multiplicado por Q( Q é 100% menos o percentual do P).O resultado da multiplicação de PQ é divido por N (N é o numero de respondentes de cada questão).Por isto, quando uma questão tem apenas 30 respondentes que nos quais 50% escolhem uma alternativa, a margem de erro é grande e deixa de ter serventia. O ideal seria uma pesquisa Qualitativa, mas custaria muito caro, pois exige entrevistadores profissionais conhecedores das questões e analistas experientes nos respectivos temas. Por estas razões, acho, apenas acho, que o melhor guia para melhorar as condutas dos diretores e pessoas que cooperam com o centro é o estudo das obras básicas de Kardec, pois ela contém todo o arcabouço moral, ético e filosófico da doutrina. Fazer diferente é não fazer Kardecismo. É outra coisa e se é outra coisa melhor e conveniente mudar a denominação da casa para a outra coisa. Kardecismo é Kardecismo e ponto.

    ResponderExcluir