quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Projeto Cartas de Kardec primeiro manuscrito revelado


Como temos acompanhado, a FEAL - Fundação Espírita André Luiz e os herdeiros do Dr. Canuto Abreu firmaram uma parceira para organizar e disponibilizar ao público um valiosíssimo acervo histórico espírita que, dentre outras preciosidades, contém mais de setecentos manuscritos de Allan Kardec (saiba mais clicando aqui). Em consequência disso foi instaurado o projeto Cartas de Kardec (veja aqui), que então abriu uma campanha no site Catarse para arrecadar fundos para a execução da obra, envolvendo a preservação física dos documentos originais.

Detalhes do projeto na sua fanpage do Facebook.

Como a promessa feita pelos dirigentes desse projeto foi, desde o princípio, a de divulgação integral de todo o acervo, criou-se uma grande expectativa no movimento espírita para que finalmente essa coleção venha a lume, inclusive, esperava-se que pelo menos uma boa parte dele já fosse apresentada no lançamento oficial do projeto, acontecido no último aniversário de nascimento do codificador espírita, em 3 de outubro deste 2018.

No entanto, apenas um único documento foi divulgado. Confira:

Manuscrito original de Kardec
Transcrição do original em francês
Tradução oferecida pelo Projeto Cartas de Kardec
"Eu estou hoje num estado desprezível; a que isso se deve? Ignoro. Contrariado o dia todo, e por conseguinte de mau humor. Se é minha falta, dai-me eu vos peço, a força de apartar a causa; se é uma má influência, dai-me força para a repelir. Se é uma prova, que ela sirva a minha humildade; se é como instrução, dai-me a luz necessária para descobrir. 
Eu não tenho o espírito livre; estou confuso, infeliz, cheio de ansiedade. 
Em nome de Deus Todo Poderoso, Espírito de Verdade, eu te peço para restaurar a minha calma e me inspirar as melhores resoluções a tomar. Faça com que durante meu sono eu venha a me retemperar e a me fortalecer entre os bons Espíritos e assim restabelecer ao meu despertar uma intuição saudável."

No que podemos perceber, trata-se de uma anotação pessoal, talvez um rascunho para o diário pessoal do codificador.

Por essas linhas, lemos um Kardec um tanto tenso, perturbado, contrariado — o que talvez venha a surpreender muitos confrades, os quais provavelmente ignoram a árdua tarefa que foi para o pioneiro espírita sustentar os desafios da nova doutrina, traições, inclusive. Essa possível surpresa pode ter relação também com a ilusão de se criar um esteriótipo mitológico de um Kardec perfeito e, portanto, imperturbável em seus trabalhos diários.

Apesar do "lamento", por estar atravessando um estado "detestável" ("desprezível", conforme a tradução proposta), Kardec não perde a lucidez e transforma essa lamentação em prece, pedindo ao Espírito de Verdade, em nome Deus, apoio para um pronto-restabelecimento. É interessante notar que, pelos vídeos do pré-lançamento do projeto, já havia sido anunciado que essas cartas revelariam um "Kardec mais humano" do que habitualmente se pensa do mestre lionês.

Contudo, não falta quem ponha em dúvida a autenticidade desse material, além de discordarem de como o projeto Cartas de Kardec tem sido tocado, especialmente pelo "apelo financeiro" visto por alguns confrades no entorno desse trabalho (ver discussão no Grupo Espírita Amélie Boudet - GEAB)Na campanha aberta no site Catarse, a pedida total de arrecadação é de R$ 500 mil reais; até a última consulta que fizemos, o valor doado estava em pouco mais de R$ 23 mil, equivalente a 4% da meta. Também há brindes para os apoiadores do projeto que fizerem doações. O banner a seguir detalha como o projeto pretende investir o dinheiro arrecadado pela campanha de doação:



Vamos continuar acompanhando tudo isso. Deixe sua opinião, compartilhar este post e nos ajude a divulgar o Espiritismo.

Um comentário:

  1. Senhores:
    Vamos aguardar. Assim que o material estiver pronto, vamos analisá-los à luz do bom senso, como diria Kardec.

    ResponderExcluir