segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Sala de Leitura: lançamento da Revista Espírita - coleção de 1866


Mais uma acréscimo considerável para nossa Sala de Leitura: Revista Espírita - coleção de 1866, de Allan Kardec.

A Revista Espírita, ou o Jornal de Estudos Psicológicos, foi periódico mensal lançado pelo codificador espírita em 1858, portanto, um ano após a publicação original de O Livro dos Espíritos, que é o marco inaugural da Doutrina Espírita. Através dessa revista, entre outras coisas, Kardec noticiava eventos da época relacionados com o Espiritismo, reproduzia matérias da imprensa francesa e do exterior, dava nota das atividades da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, expunha ensaios de teorias sobre os fenômenos mediúnicos e trocava experiências com correspondentes espíritas de toda parte do mundo. Era, enfim, o principal órgão de divulgação mensal para o movimento espírita.

Em nosso acervo, já dispúnhamos das coleções dos anos 1858 a 1865; agora, ofertamos a todos a tradução das edições da Revista correspondentes aos jornais de janeiro a dezembro de 1866.

Entre outras matérias preciosas deste anuário, destacamos:
  • a nota bibliográfica feita por Allan Kardec sobre o livro Os Quatro Evangelhos de Jean-Baptiste Roustaing (saiba mais...), na edição de junho daquele ano;
  • Um artigo interessantíssimo analisando a concepção vigente por alguns contemporâneos de que a mulher não teria alma (janeiro de 1866);
  • Uma reflexão mais lúcida sobre Maomé e o islamismo (agosto e novembro de 1866).

Imperdível essa coleção de 1866, pela qual podemos acompanhar o desenvolvimento progressista do movimento espírita daquela época.


Clique aqui e baixe agora mesmo a Revista Espírita - coleção de 1866.

Nenhum comentário:

Postar um comentário