quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Série Poesia Espírita: "Deus" do Espírito Antero de Quental


Depois do lançamento da série Poesia Espírita, com o poema "Supremacia da Caridade" ditado pelo Espírito Casimiro Cunha (veja aqui), noticiamos a produção de mais um vídeo desta coleção, desta vez contemplando o soneto "Deus", do Espírito Antero de Quental, também psicografado pelo inesquecível médium espírita Chico Xavier e publicado no clássico Parnaso de Além-Túmulo.

Antero Tarquínio de Quental (1842-1891) foi um escritor e poeta português do século XIX, natural de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, da Região de Açores; foi também um importante personagem do movimento conhecido como Geração de Coimbra, ou Geração de 70, que promoveu grandes transformações culturais e políticas em Portugal.

Antero de Quental

Enquanto encarnado, grande parte da sua poesia deu enfoque especiais a questões metafísicas, na busca por um sentida da vida. Destaque para Sonetos de Antero (1861), Odes Modernas (1865), Primaveras Românticas (1872) e Sonetos Completos (1886). Na condição de Espírito, integrou o grupo de poetas que contribuiu para a publicação da primeira obra literária de Chico Xavier: Parnaso de Além-Túmulo (1932).

O soneto "Deus", é em suma uma oração de louvor, um reconhecimento da grandeza do Criador, e para o próprio autor, uma resposta para as próprias inquietações, de quem perambulou pela vida carnal e não se satisfez com as teologias elaboradas pelos homens, vindo a achar na espiritualidade a consagração de uma ideia instintiva da realidade do Pai Celestial. Daí porque que nos apraz compartilhar esta edição, narrada por Ery Lopes, dentro da série Poesia Espírita.

Confira:


Gostou? Compartilhe e ajude a divulgar o Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário