sábado, 1 de fevereiro de 2020

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online: "União Espírita Francesa"


Temos novidade na Enciclopédia Espírita Online: a inclusão do verbete correspondente à União Espírita Francesa, a entidade fundada para dar continuidade ao desenvolvimento do Espiritismo após a desencarnação de Allan Kardec; seus principais articuladores foram Gabriel Delanne, Berthe Fropo e Léon Denis, contando com o apoio da Madame Kardec.
União Espírita Francesa (Union Spirite Française) foi um grupo de estudos e divulgação do Espiritismo fundado em 24 de dezembro de 1882, em Paris, França, com o objetivo de servir de entidade federativa para os espíritas locais e intercâmbio com outros centros espíritas do exterior, em continuidade às obras doutrinárias de Allan Kardec e total observância aos princípios da codificação do Espiritismo. Sua fundação também teve como pano de fundo a necessidade de fazer frente aos diretores da Sociedade Anônima, que herdaram os órgãos deixados por Kardec (Revista Espírita, Livraria Espírita e direitos autorais dos livros doutrinários) e que, no entender da União, estavam transviando os valores da doutrina. Seus principais articuladores foram Berthe Fropo, Gabriel Delanne e Léon Denis, com a anuência da viúva Kardec (Amélie-Gabrielle Boudet). Seu órgão oficial foi o jornal O Espiritismo (Le Spiritisme), que circulou quinzenalmente entre março de 1883 e janeiro de 1895.
Denis, Fropo e Delanne: fundadores da UEF
Conheça a história dessa valorosa entidade e suas principais obras em defesa dos princípios doutrinários do Espiritismo e da memória do codificador espírita.

Ver o verbete completo: União Espírita Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário