quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Livro novo: "O Espiritismo diante da centenária e despótica Saga Roustaniana" de Jorge Hessen


Acabou chegar para compor o acervo da nossa Sala de Leitura o livro O Espiritismo diante da centenária e despótica Saga Roustaniana, de nosso confrade espírita Jorge Hessen. Confira a sinopse da obra:

O Espiritismo diante da centenária e despótica Saga Roustaniana

Uma breve apresentação histórica da chegada do Espiritismo no Brasil e, como seu desdobramento, a formação do chamado Movimento Espírita Brasileiro que, segundo o autor, desenvolveu-se cambaleando intrinsecamente entre os conceitos doutrinários de Allan Kardec e as ideias de Jean-Baptiste Roustaing, a quem se atribui a fundação do movimento Roustainguismo.
Então, opondo-se fracamente a essa segunda vertente, o direcionamento do livro visa justamente dar publicidade a essa faceta antidoutrinária dos roustainistas no meio espírita para alertar os confrades kardecistas da necessidade de combatê-la.
O livro descreve a origem e destino das principais organizações levantadas dentro do Movimento Espírita (Grupo Confúcio, FEB, FEESP, USE etc.) e a peleja em prol da tão propalada ideia de unificação dessas instituições para a promoção do Espiritismo.

É, portanto, uma apanhado histórico e tanto, digno da apreciação de todos, afinal, Jorge Hessen é um estudioso e ativista espírita de longa data, de muitos contatos e refinado conhecimento, apresentando a sua visão dessa temática um tanto espinhosa para muitos que é o roustainguismo dentro do movimento espírita.

O livro foi editado e é distribuído gratuitamente pela Luz Espírita e pelo site Autores Espíritas Clássicos.

Baixe o PDF de O Espiritismo diante da centenária e despótica Saga Roustaniana pela Sala de Leitura do Portal Luz Espírita.

Baixe o PDF de O Espiritismo diante da centenária e despótica Saga Roustaniana pelo site Autores Espíritas Clássicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário