quinta-feira, 21 de maio de 2020

"Investigação sobre as Sessões Mediúnicas da Codificação", por Carlos Seth


Mais um belo trabalho do pesquisador espírita Carlos Seth, da página CSI do Espiritismo, já disponível ao público: a monografia "Investigação sobre as Sessões Mediúnicas da Codificação", uma síntese muito bem feita sobre os estudos e pesquisas psíquicas realizados no período pré e pós Allan Kardec, com informações inéditas e rica ilustração de documentos que compõe o quadro da codificação do Espiritismo. O trabalho contou ainda com a revisão de Charles Kempf, nosso confrade espírita francês, já conhecido pela cooperação com nossos trabalhos.

O autor contextualiza o trabalho: "O objetivo inicial do CSI do Espiritismo era apenas as sessões mediúnicas da chamada Codificação, mas fizemos também algumas explorações no período Rivail e nos desdobramentos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas após a desencarnação de Kardec."

Esse trabalho de Carlos Seth traz, entre outras coisas, novos detalhes biográficos de Hyppolite Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), parentes e pessoas relacionadas com essa sua trajetória; e ainda: dados históricos da SPEE, da Sociedade Anônima e da União Espírita Francesa.

Da coleção de imagens que enriquece este trabalho, a certidão de casamento de Rivail e Amélie Boudet e pistas da carreira militar daquele que viria a ser o codificador espírita (Kardec, soldado do 61° regimento estacionado em Rouen?!)

Pois é! Tem muita coisa interessante nessa obra que merece nossa atenção (e disso trataremos mais adiante, em futuras postagens aqui).

Download da monografia disponível aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário