domingo, 24 de maio de 2020

O extraordinário acervo histórico espírita do site Allan Kardec Online


Uma grata surpresa para a comunidade de estudiosos espíritas deste 2020 foi o lançamento do site Allan Kardec Online, idealizado por um grupo de pesquisadores e tendo como diretor o nosso confrade Adair Ribeiro, que, como curador do museu on-line, tem livremente disponibilizado as pesquisas na área da Historiografia Espírita e, como subsídio dessas mesmas pesquisas, um grande acervo de obras originais, dentre as quais, uma boa coleção de manuscritos de Allan Kardec, compondo assim um extraordinário Museu Virtual do Espiritismo.

Visite o site Allan Kardec Online.


ADAIR RIBEIRO

O diretor do mencionado site e curador do museu on-line, Adair Ribeiro, é engenheiro naval formado pela USP, natural de Londrina-PR e atualmente morador da capital paulista. É espírita não há muito tempo, mas profundamente empenhado e envolvido com o movimento espírita graças à sua reconhecida perspicácia como pesquisador.

Adair Ribeiro
É um dos integrantes da equipe do projeto Cartas de Kardec (saiba mais aqui), para o qual também contribui com o  acervo museu Allan Kardec Online de obras raras do codificador espírita e de outros autores relacionados com a sua doutrina.


Adair é ainda um dos colaboradores da página especial da pesquisa O Caso A Gênese (ver aqui), que faz uma síntese do desenvolvimento histórico da questão do conteúdo definitivo do livro A Gênese, de Allan Kardec, frente à hipótese de sua adulteração a partir da 5ª edição. Nesse particular, a propósito, ele, como curador do museu Allan Kardec Online, foi o agente da aquisição e publicação do conteúdo digitalizado do exemplar suíço, datado de 1869, depois da descoberta feita por Carlos Seth da fanpage CSI do Espiritismo, conforme publicamos aqui. Esse exemplar acabou causando uma surpreendente reviravolta no entendimento deste caso da Gênese.




ALLAN KARDEC ONLINE

O site Allan Kardec Online, como dissemos, reúne um importante acervo histórico concernente ao Espiritismo e temas relativos à essa doutrina. São vários  ebooks de obras raras, manuscritos e cartas de Kardec e outras personalidades espíritas, revistas, jornais etc.

Site Allan Kardec Online

Além disso, e tão relevantes quanto o referido acervo, o projeto disponibiliza relatórios de estudos e pesquisas historiográficas. Na fanpage do site no Facebook (veja aqui), encontramos, por exemplo, duas recentes publicações por demais consideráveis para o atual caso da Gênese, supracitado: 1) na postagem de 21 deste mês de maio, foi publicado o manuscrito inédito com a transcrição da mensagem do Espírito Galileu, pela mediunidade de Armand Desliens, direcionada a Allan Kardec, admoestando-o a fazer alterações no capítulo IX da obra em questão (A Gênese), o que se efetivaria justamente na versão revisada, corrigida e aumentada (a 5º edição de 1869); 2) na postagem de 23 do mesmo mês, temos detalhes técnicos que estreitam o período hipotético para a data de lançamento desta edição revisada, então circunscrita para o período entre abril e maio.


Para saber mais sobre O Caso A Gênese clique aqui.

Então, não deixe de visitar o site Allan Kardec Online e conhecer o já excelente acervo lá existente, que tem sido enriquecido constantemente. A Doutrina Espírita agradece.


E não deixe de compartilhar com os familiares e amigos.

Siga-nos também pelo Twitter e fique atualizado das notícias do movimento espírita: https://twitter.com/luzespirita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário