segunda-feira, 9 de maio de 2022

Filme "Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz" vai estrear em setembro

Começamos a semana com uma ótima notícia: o filme Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz já tem uma data para estrear nos cinemas: 1 de setembro deste ano de 2022. A produção foi concluída em 2019, mas teve seu lançamento cancelado por conta das medidas de isolamento social adotadas contra a pandemia da Covid-19. Agora, finalmente, a montagem baseada na biografia do grande médium Zé Arigó vai ser levada às telonas e, certamente, colocará em evidência entre as chamadas das produções da sétima arte a mediunidade e o Espiritismo.

As informações a seguir são da assessoria de imprensa oficial do filme:

A impressionante história do médium mineiro José Pedro de Freitas, o Arigó, será contada em Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, novo filme com Danton Mello e Juliana Paes, que ganha agora seu segundo trailer. Danton dá vida a Arigó e Juliana interpreta Arlete, esposa do médium, que esteve ao lado do marido quando ele aceitou seu destino e se tornou uma esperança de cura para milhares de pessoas. Este é o primeiro trabalho que Juliana realizou com Gustavo Fernandez, diretor do filme e que também integra a equipe de direção de Pantanal, atual novela da Globo em que a atriz foi destaque. Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz chega aos cinemas em 1º de setembro, com distribuição da Imagem Filmes.

"Arlete era a esposa e prima de quarto grau de Arigó. Alguns anos mais velha que ele, ela era uma mulher forte, resoluta e que sempre foi um apoio para o marido", conta Juliana Paes. "Para mim, foi um desafio, principalmente na segunda e na terceira fase do filme, vestir essa personagem que é tão diferente de mim, tão simples e com muito mais idade do que eu tenho, com um corpo e uma vivência que eu não tenho. Mas, por outro lado, foi muito libertador, pois pude me despir da vaidade, gravar cenas de cabelo branco, de óculos e com as marcas de expressão acentuadas. Foi bom não ter que ter o compromisso de estar bonita ou estar interessante, mas sim de simplesmente ser. E só ser é muito bom!"

Zé Arigó recebeu orientações de Chico Xavier para o exercício da sua mediunidade. Foi um Homem de Bem, a seriedade do seu trabalho, a sua dedicação e o compromisso que tinha com a espiritualidade, salvou centena de milhares de pessoas. Atraiu atenção do mundo todo entre as décadas de 50 e 70 do século passado, como o primeiro médium a fazer cirurgias espirituais, ficando conhecido em todo o Brasil e no mundo.

Sua dedicada vida e trabalho, ao bem do próximo, foi exaustivamente pesquisada e registrada em documentários, programas de TV, revistas e centenas de trabalhos de pesquisadores internacionais reconhecidos, incluindo o famoso filósofo Herculano Pires, que escreveu um livro baseado nas suas pesquisas, comprovando a idoneidade da tarefa do paranormal mineiro.

"Com esse filme vamos poder deixar registrado o grande trabalho que ele fez, sua vida simples, difícil e o bem que fez para tanta gente", conta Danton Mello, que faz o papel do médium. Rodado em Congonhas, cidade natal do médium, Cataguases e Rio Novo, em Minas Gerais, o longa conta a vida de José Arigó, desde os pequenos sinais de mediunidade precoce na infância, sua adolescência de descobertas, até adulto, quando as visões e vozes do mundo espiritual o fizeram aceitar seus dons e dar vazão às fantásticas cirurgias espirituais e processos de cura do médico espiritual, Dr. Fritz.

O longa conta ainda com Marcos Caruso, Alexandre Borges, Marco Ricca, Cássio Gabus Mendes, João Signorelli e James Faulkner no elenco. A roteirista Jaqueline Vargas usou como base o livro Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, escrito pelo jornalista e escritor inglês John G. Fuller, para ajudar a construir o roteiro do filme. A obra literária foi reeditada pela Editora Pensamento e seu novo lançamento acompanha a estreia do filme nos cinemas. Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz é produzido pela Moonshot Pictures, de Roberto d'Avila, FJ Produções, de Fabio Golombek e The Calling Production, de James Guyer, e coproduzido pela Paramount Pictures e Camisa Listrada BH.

Sinopse:
Parece impossível, mas esta é uma história real. Através do espírito de Dr. Fritz, médico alemão falecido durante a Primeira Guerra Mundial, José Arigó (Danton Mello) se tornou uma esperança de cura para milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele foi alvo de críticas por parte dos mais céticos, mas com o apoio de sua esposa (Juliana Paes), conseguiu salvar inúmeras vidas por intermédio da cirurgia espiritual. Predestinado a ajudar sem receber nada em troca, Arigó é hoje reconhecido como um dos maiores fenômenos mediúnicos da história.

Ficha Técnica
Produtor: Roberto d'Avila, Fabio Golombek e James Guyer
Diretor: Gustavo Fernandez
Roteirista: Jaqueline Vargas
Direção de Fotografia: Uli Burtin
Direção de Arte: Antônio de Freitas
Trilha Sonora: Gus Bernardo
Produtoras: Moonshot Pictures, FJ Produções e The Calling Production
Coprodutoras: Paramount Pictures e Camisa Listrada BH
Distribuidora: Imagem Filmes

Elenco Principal
Danton Mello
Juliana Paes
Marcos Caruso
Alexandre Borges
Marco Ricca
Cássio Gabus Mendes
João Signorelli
James Faulkner

Confira o trailer oficial do filme:


A questão entre Zé Arigó e o Espiritismo

Em seu tempo, Zé Arigó foi bastante criticado por alguns confrades espíritas por conta de seus "métodos primitivos" no exercício da mediunidade de cura, especialmente pelo fato de o médium usar instrumentos cortantes – canivetes, por exemplo – muitas vezes sem o menor cuidado com a higiene. Até mesmo Chico Xavier demonstrava ressalvas em relação a isso, inclusive rejeitou ser tratado pelo Dr. Fritz – embora a desculpa de Chico fosse preferir "respeitar a dor natural que lhe fora imposta". Todavia, Chico tinha grande estima por Arigó e deixou um depoimento tocante em favor dele no programa Pinga-Fogo da TV Tupi.

Outros kardecistas propunham até tirar de Arigó o título de espírita, por considerar que seu "ramo de atuação" era demasiado assistencialista e desprovido do ideal doutrinário de reeducação consciencial. E ainda tinha os que supunham que o médium de Congonhas era por demais inclinado aos agrados materialistas que lhe cercavam.

A voz mais forte em defesa de Arigó no movimento espírita foi a do filósofo José Herculano Pires, para quem a mediunidade do congonhense era inquestionável e o "primitivismo" de suas operações – a propósito, estilo particular do Dr. Fritz, e não do médium – também tinha um propósito prático: chocar mesmo as consciências e evidenciar as capacidades mediúnicas, a exemplo de tantos fenômenos de efeitos físicos: extravagantes, mas de certo utilidade. No fundo, parecia mais inveja daquelas extraordinárias capacidades mediúnicas do que zelo doutrinário.

Leia online ou baixe o PDF do livro Arigó: Vida, Mediunidade e Martírio de José Herculano Pires.

Conheça mais sobre Zé Arigó na Enciclopédia Espírita Online.

Estamos aguardando com saudável dose de ansiedade a estreia deste filme, Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, contando que ele fará muita gente pensar melhor sobre os valores espirituais, sobre as potências mediúnicas e, claro, sobre as lições esclarecedoras e consoladoras da Doutrina Espírita. Contudo, não devemos esquecer que, como é de praxe, as biografias cinematográficas quase sempre são fortemente recheadas de fatos fictícios, quando não distorções graves, que por vezes acabam prejudicando o entendimento da vida e obra da pessoa ali retratada. O recurso tem o pretexto de "enfeitar a produção". Então, esperamos que esta produção não tenha abusado da criatividade no mal sentido e tenha mantido o mais fiel possível a história de Arigó, que por si só já é fantástica o bastante para motivar os cinéfilos a irem assisti-lo. Quanto a nós, espíritas, além da simples atração de um filme, temos o interesse em divulgá-lo pelas razões óbvias: propagar os ideias espíritas e por isso conclamamos a todos os nossos confrades a apoiar esta divulgação.

E enquanto não chega setembro, não deixe de conferir o programa Linha Direta sobre Zé Arigó.


* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário