sexta-feira, 6 de maio de 2022

Atualizações em "O caso A Gênese"

A nossa página especial de pesquisa sobre O caso A Gênese acaba de ganhar duas atualizações importantes:

1) O registro de lançamento da novíssima tradução do livro em questão - A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo de Allan Kardec, tradução de Ery Lopes, com base na 5ª edição, versão "revisada, corrigida e aumentada" de 1869, arquivo digitalizado e disponibilizado pelo Museu AKOL. Saiba mais sobre este lançamento. Ver o tópico 46 da página especial de pesquisa.

2) O lançamento do artigo "Uma revisão na história da 5ª edição de A Gênese Parte II – Os eventos relacionados à atualização da obra e à preparação para impressão em 1868" de autoria de Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos e Luciana Farias, em continuação à primeira parte, publicado no Jornal de Estudos Espíritas - JEE e disponibilizado livremente neste link.

Abaixo, o resumo do artigo, composto pelos próprios autores:

A Gênese é a última obra fundamental do Espiritismo publicada por Kardec ainda encarnado. Ela descreve os conceitos em torno da gênese do universo, da vida, etc., bem como discute e explica os mecanismos de diversos fenômenos espíritas. Recentemente, estudos sugeriram que a 5ª edição da obra, atualmente considerada a definitiva, teria sido adulterada, isto é, conteria alterações com relação à edição original que não seriam de autoria de Kardec. Este artigo dá continuidade à pesquisa em torno dos fatos, documentos e história da composição da 5ª edição de A Gênese [Parte I publicada em Jornal de Estudos Espíritas 8, 010209 (2020)]. Aqui são analisados os eventos referentes à atualização da obra e sua preparação para impressão, fornecendo evidências de que: i) Kardec demonstrou intenção de atualizar sua obra e acrescentar conteúdo novo pouco tempo depois do lançamento da sua 1a edição; ii) os Espíritos concordaram e deram conselhos sobre esse conteúdo; e iii) os clichês utilizados na impressão da 7ª edição de A Gênese foram produzidos a partir de matrizes, as quais foram confeccionadas a pedido de Kardec, em 1868, e congelaram numa forma os tipos móveis com o texto definitivo atualizado por ele. Esse último item, ao nosso ver, impediria a realização de uma alteração póstuma no conteúdo da obra, a menos que o secretário de Kardec, os responsáveis pela tipografia e galvanoplastia tenham dado falso testemunho. Outros elementos que mostram a legitimidade da autoria da Kardec na preparação da 5ª edição de A Gênese são comentados e analisados.

Esta segunda parte é a continuação da publicação de 9 de dezembro de 2020, também disponibilizada pelo JEE (veja aqui).



Quanto à polêmica, da parte da Luz Espírita, continuamos com o seguinte parecer:

Levando em conta tudo o que temos apurado até o momento, consideramos que as edições revisadas, corrigidas e aumentadas de A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo (5ª e 6ª de 1869) foram produzidas por Allan Kardec e foram publicadas e comercializadas com a sóbria anuência e gerenciamento de Madame Kardec - a legítima herdeira dos direitos autorais deste título, perfeitamente em conformidade com a legislação vigente; que qualquer suposição de adulteração carece de novas e mais fortes que as evidências de que hoje dispomos, o mesmo valendo para a 4ª edição com as revisões do livro O Céu e o Inferno, ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo.

Para saber mais, acesse agora mesmo a página sobre O caso A Gênese.


Nenhum comentário:

Postar um comentário