terça-feira, 21 de março de 2023

O Caso A Gênese: parte III do artigo "Uma revisão na história da 5ª edição de A Gênese"


Publicada a terceira parte do artigo especial "Uma revisão na história da 5ª edição de A Gênese", ainda sobre O caso A Gênese, envolvendo a velha tese de possível adulteração do quinto livro espírita de Allan Kardec (A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo), artigo esse editado pelos pesquisadores Adair Ribeiro (AKOL), Carlos Seth Bastos (CSI do Espiritismo) e Luciana Farias (Obras de Kardec), em continuação às partes anteriores (Parte I e Parte II).

Confira o resumo deste trabalho:
Este é o terceiro e último artigo que visa descrever a história da 5ª edição de A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo, utilizando-se das fontes documentais localizadas entre 2020 e 2021. Nos anteriores [JEE 8, 010209 (2020) e JEE 10, 010202 (2022)], descrevemos os eventos ocorridos com Kardec em vida, de fevereiro de 1868 a março de 1869, para preparar a nova edição para venda. Aqui, retomamos a história a partir da publicação da 1ª impressão da 5ª edição, entre abril e maio de 1869, até a publicação da 2ª impressão, em 1872. Neste período, relatamos a responsabilidade e envolvimento de Amélie Boudet, tendo como pano de fundo a transição do pós-Kardec (de 1° de abril a 13 de agosto de 1869) e os primeiros anos da Sociedade Anônima (até 1873). Em seguida, avançamos cerca de 10 anos na história, para a denúncia feita por Henri Sausse, em 1884, de que A Gênese teria sido adulterada no pós-Kardec, contraditada pelas respostas dos envolvidos na publicação da obra, que esclareceram ter sido um trabalho do autor. Analisamos a repercussão dessa denúncia na França nas décadas seguintes até que, em 1925, o próprio Sausse encerrou o assunto, ao declarar que foi Kardec quem revisou e corrigiu a obra. Transladamos para o Brasil e traçamos um panorama sobre o tema, desde a tentativa frustrada de adulterar a primeira tradução de A Gênese para o português, em 1882, até a denúncia mais recente, em 2017, que repetiu a visão inicial de Sausse de que a 5ª edição francesa havia sido adulterada após a morte de Kardec. Por fim, apresentamos as razões para a proposta da adulteração de A Gênese nunca ter sido de fato comprovada e demonstramos que as fontes identificadas na nossa pesquisa, juntamente com as previamente conhecidas, corroboram o testemunho dos envolvidos: Kardec é o autor da edição atualizada da obra.
Esta terceira e derradeira parte do artigo "Uma revisão na história da 5ª edição" está livremente disponível no site Jornal de Estudos Espíritas.

Adair Ribeiro, Carlos Seth Bastos e Luciana Farias

Sobre os trabalhos dos autores do artigo, conferir os seguinte links:

AKOL - Allan Kardec Online, direção de Adair Ribeiro Jr.
CSI do Espiritismo, direção de Carlos Seth Bastos.
Obras de Kardec, direção de Luciana Farias.



Para saber mais a respeito, ver a nossa página especial de pesquisa O Caso A Gênese.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário