quinta-feira, 23 de março de 2023

Sala de Leitura: lançamento de "O Verbo e a Carne", de J. Herculano Pires e Júlio Abreu Filho

Tem novidade na nossa Sala de Leitura: é uma edição do clássico O Verbo e a Carne, da autoria compartilhada entre José Herculano Pires e Júlio Abreu Filho, originalmente publicado em 1972, pela Editora Paideia, contendo uma resposta toda qualificada a um problema corrente no movimento espírita, fruto da intromissão de uma doutrina estranha ao Espiritismo: o Roustainguismo.

Confira a sinopse do livro:

"O Verbo e a Carne" apresenta duas análises do Roustainguismo, doutrina que pretende entre outros temas polêmicos, que o Cristo tenha sido um agênere, que seu corpo não tenha sido real. J. Herculano Pires e Júlio Abreu Filho analisam textos escritos por Jean-Baptiste Roustaing para demonstrarem a falta de base destes pensamentos e exaltar a Doutrina Espírita nos seus fundamentos, conforme a codificação de Allan Kardec.

Sobre o Roustainguismo, aliás, recentemente postamos aqui o lançamento do verbete de Jean-Baptiste Roustaing (veja aqui), o mentor dessa doutrina estranha. E mais estranho ainda foi o acolhimento que Roustaing e suas ideias tiverem no Brasil, razão pela qual José Herculano Pires e Júlio Abreu Filho levantaram a voz forte para combater esse misticismo dentro do movimento espírita.

Por isso mesmo, este clássico é uma leitura das mais recomendadas para o melhor entendimento dessa polêmica histórica.

Clique aqui para ler online ou baixar O Verbo e a Carne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário