quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Novidade: Laurent de Faget na Enciclopédia Espírita Online

Com a disponibilização cada vez mais acessível de antigos documentos e obras referentes à Historiografia Espírita, através de sites de bibliotecas e órgãos públicos, os pesquisadores têm podido resgatar fatos e personagens importantes para o desenvolvimento do Espiritismo. Acompanhando essa pesquisa intensa, a nossa Enciclopédia Espírita Online traz como novidade o verbete de um dos maiores divulgadores da Doutrina Espírita da primeira geração pós-Kardec: o poeta e editor francês Laurent de Faget.

Confira a sinopse do verbete:

Adolphe Laurent de Faget (8 de outubro de 1846, Montpellier, França – 15 de dezembro de 1912, Paris) foi um publicista, poeta e um dos mais influentes baluartes do Espiritismo pós-Kardec na França. Foi membro de várias entidades, algumas das quais foi presidente, dentre as quais: Sociedade do Espiritismo Científico, Sociedade Fraternal de Estudo Científico e Moral do Espiritismo e a Federação Espírita Universal. Por dois anos foi redator-chefe do jornal Le Spiritisme, também fundador do jornal Le Progrès Spirite, que administrador por mais de uma década e meia. Denunciou e combateu desvios doutrinários no meio espírita e gozou da amizade e apoio das grandes personalidades espíritas de sua geração, dentre os quais Delanne, Madame Fropo, Denis, Sausse e o casal Sophie e Michel Rosen.

Laurent de Faget (1846-1912)

Através da biografia de Faget podemos compreender um pouco melhor os desdobramentos do movimento espírita francês logo após a morte do mestre Allan Kardec, também como forma de reverenciarmos os esforços daqueles confrades batalhadores, especialmente ante a crescente adversidade contra o Espiritismo, vinda de fora e de dentro do próprio meio espírita, pelo que não temos como não exaltar a fidelidade e enérgica ação de homens como Faget em defesa dos princípios doutrinários kardecistas.

Acesse agora mesmo o verbete Laurent de Faget na Enciclopédia Espírita Online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário