sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Sala de Leitura: lançamento do livro "Espiritismo: Religião Espírita sem dúvida" de Paulo Neto


A Sala de Leitura do Portal Luz Espírita acaba de receber mais uma contribuição para compartilhar gratuitamente com nossos amigos leitores. Trata-se do livro Espiritismo: Religião Espírita sem dúvida de Paulo Neto (Belo Horizonte, MG).

Esta obra vem bem em tempo de uma discussão, até de certo ponto muito acirrada, sobre a relação entre Espiritismo e Religião, quando algumas vozes dentro do movimento espírita se levantam em posição contrária à ideia de religiosidade na nossa prática doutrinária, inclusive algumas opiniões colocando a "tendência religiosa" do Espiritismo no Brasil como um fator de degradação da própria Doutrina Espírita. Basta ver a repercussão que gerou o livro Religião e Espiritismo: análise de novas fontes de informação, conforme ficou mais ou menos sintetizada na Live promovida pela ABRAPE com os autores daquela obra (Carlos Luiz, César S. Santos, Ery Lopes, Luís Jorge Lira Neto e Wanderlei dos Santos).

Consideramos a questão muito séria, pois, não devendo haver qualquer relação entre Espiritismo e Religião como alguns propõe, e pelo fato de que é público e notório que quase todos os espíritas conservam e manifestam uma forte religiosidade na sua prática espírita, então toda essa religiosidade seria, no mínimo, um desperdício de energia e, de alguma maneira, um deturpação doutrinária. Por outro lado, se é cabível, produtivo e até essencial que haja uma religiosidade dentro da prática espírita, então a falta disso resulta numa imperfeição gravíssima na própria conduta espírita. Ficamos com esta segunda opção.

Em acordo com ela, temos então a síntese do novo livro que oferecemos aos nossos confrades:


Espiritismo: Religião Espírita sem dúvida
Paulo Neto

Um apanhado geral de uma minuciosa pesquisa sobre a relação entre Espiritismo e Religião, pela qual o autor expõe claramente, ao mesmo tempo em que justifica essa conclusão, a ideia de justeza em se dizer que então temos bem definida a Religião Espírita dentro da Codificação da doutrina kardecista.

Além de explorar citações da obra de Allan Kardec, o livro reúne a opinião de vários estudiosos espíritas de notável reconhecimento para corroborar essa ideia de que do conjunto de caracteres da Doutrina Espírita encontra-se o melhor que se poderia pensar de uma religião natural, que, enfim, bem podemos chamar de Religião Espírita.

Clique aqui e baixe agora mesmo o PDF do livro Espiritismo: Religião Espírita sem dúvida de Paulo Neto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário