quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Enciclopédia Espírita Online: inclusão do verbete "Quiromancia"


Em mais uma edição da Enciclopédia Espírita Online, adicionamos um verbete: "cartomancia", um costume antigo, de forte apelo popular, mas que nada tem a ver com a Doutrina Espírita senão por emprestar ocasião para se refletir sobre as velhas práticas místicas e da comum exploração da boa-fé dos menos familiarizados com as leis espirituais.

Veja a síntese do verbete:
Quiromancia, a arte de ler as mãos, é uma milenar prática especulativa baseada na ideia de que as características (direção, tamanho e textura) das linhas da palma da mão seriam indicadores da sorte e destino do indivíduo. É chamado de quiromante a pessoa capaz de interpretar essas características e, assim, capaz de fazer esse tipo de adivinhação, seja para revelar o passado do consulente, seja para desvendar seu futuro. Além de não conter nenhum fundamento científico, a prática da quiromancia é absolutamente rechaçada pela Codificação Espírita e classificada como uma espécie de superstição, misticismo e, certos casos, de embuste.
Bem se vê que vale a pena conferir esse lançamento, pelo qual os estudiosos espíritas poderão saber mais sobre a origem e o desenvolvimento da prática quiromântica, assim como saber da sua reputação frente às ciências e aos conceitos fundamentais do Espiritismo.

A Adivinha, pintura de Caravaggio

Clique aqui e acesse agora mesmo na íntegra o verbete "Quiromancia" na Enciclopédia Espírita Online.

Compartilhe e ajude a divulgar o Espiritismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário