quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Retrospectiva 2018


Recordemos aqui os principais fatos e notícias do Movimento Espírita ocorridos durante o ano de 2018, que foram reportados pelos canais de divulgação da Luz Espírita e acompanhados pela nossa larga audiência, pela confiança que os confrades nos depositaram.

Vejamos então a retrospectiva espírita 2018:


JANEIRO

Começamos 2018 destacando a celebração jubilar dos "150 de lançamento do livro A Gênese", que, aliás, deu o tom de outros grandes eventos no Movimento Espírita ao longo do ano, especialmente com referência à questão da discussão sobre as adulterações efetuadas a partir da 5ª edição daquela obra, considerada o quinto livro básico da codificação espírita de Allan Kardec.

Também em janeiro veio o lançamento do filme-documentário Espiritismo à Francesa - a derrocada do Movimento Espírita Francês após Kardec, roteiro de Louis Neilmoris e direção de Ery Lopes. O documentário (disponível aqui) teve grande repercussão, exatamente porque veio alinhado com os temas que foram levantados a partir da tese da adulteração de A Gênese e as consequências dos fatos decorrentes da má gestão do Movimento Espírita Francês depois da desencarnação do codificador da Doutrina Espírita, resultando,  na França e em toda a Europa, no quase aniquilamento do projeto de espiritualização da Humanidade à luz da Terceira Revelação, pelo que, segundo a interpretação resultante, deu-se a transposição, da Europa para o Brasil, da principal "sede" da concentração das atividades dos Espíritos missionários encarregados de levar a efeito os planos da espiritualidade superior. Esse documentário foi uma mola propulsora para reacender o interesse de estudiosos espíritas acerca da própria História do Espiritismo.

Ainda no entorno do caso de denúncia de adulteração no livro A Gênese, publicamos também no primeiro mês do ano um vídeo com o renomado estudioso espírita Cosme Massi, que, no entanto, nesse polêmico vídeo, contestou a tese das adulterações levantadas pela pesquisa de Simoni Privato Goidanich, oferecendo a ideia de que as fatídicas alterações na 5ª edição poderiam ter sido feitas mesmo por Kardec. Essa versão de Cosme Massi acabaria sendo tomada por empréstimo pela Federação Espírita Brasileira como base para a resolução da FEB sobre o caso, portanto, refutando a versão da adulteração de A Gênese.

Como se pôde ver, a polêmica só estava começando...



FEVEREIRO

E prosseguindo a polêmica sobre A Gênese, mostramos em fevereiro a posição oficial da FEB, que então anunciou oficialmente que a entidade considera válidas as alterações feitas na obra a partir da 5ª edição, sendo esta a "edição definitiva" do quinto livro básico da codificação espírita, segundo a FEB. Essa decisão resultou em muitas críticas vindas de parte do Movimento Espírita em relação à entidade federativa, mais uma vez acusada de estar desconexa com a realidade dos acontecimentos relativo às questões doutrinárias.

As pesquisas de Simoni Privato Goidanich acerca das adulterações em A Gênese serviram, em paralelo, para incrementar outra antiga questão histórica no meio espírita: o verdadeiro nome de Allan Kardec, já que há registros diversos com versões diferentes para o seu nome civil. Sobre isso, publicamos uma matéria especial com o levantamento feito pelo pesquisador Paulo Neto que, com base no trabalho investigativo de Simoni, assim propõe o nome oficial do Professor Rivail, conforme as disposições da justiça francesa.

Publicamos também em fevereiro um vídeo de um bate-papo entre Divaldo Franco, Haroldo Dutra Dias e jovens durante um congresso espírita em Goiás, tocando em assuntos contemporâneos, o que rendeu muita polêmica, especialmente em relação à abordagem sobre a chamada "ideologia de gênero" e outros conflitos do debate sobre homossexualidade. Tanto que precisamos voltar ao mesmo assunto em outra postagem naquele mesmo mês, conforme fizemos em "A polêmica no Movimento Espírita sobre ideologia de gênero e outros temas palpitantes".



MARÇO

Fugindo um pouco das polêmicas, começamos o mês de março comemorando a primeira década do Portal Luz Espírita, aproveitando para fazer um pequeno apanhado desses 10 anos do nosso site, de intensa atividade, inclusive ilustrando a evolução do seu aspecto visual. E nós realmente nos sentimos honrados em poder servir à causa do Espiritismo e contar com a receptividade dos nossos amigos e confrades espíritas.

Registramos presença e reportamos em nosso Portal o "Seminário A Gênese: 150 anos - o resgate histórico", realizado em São Paulo no dia 4 de março. Esse evento teve ainda o lançamento nacional do livro O Legado de Allan Kardec, de Simoni Privato Goidanich, originalmente publicado em espanhol (El Legado de Allan Kardec), em 2017, pela Federação Espírita Argentina. O seminário foi transmitido online e teve grande audiência, inclusive em outros países.

Reproduzimos também o anúncio da Federação Espírita Brasileira do seu "Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2018-2022", feito sob a seguinte fundamentação: O Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro/2018–2022 mantém o firme propósito de utilizar o referencial doutrinário das obras da Codificação Espírita e as orientações de Espíritos Superiores que guardam fidelidade com a Doutrina Espírita, uma vez que o processo de unificação do Movimento Espírita tem por finalidade promover e realizar o estudo, a difusão e a prática do Espiritismo, colocando-o ao alcance e a serviço de todos os seres humanos, de modo a cumprir sua missão, que é “instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.”

O planejamento da FEB estipulou como diretrizes básicas:
  • Difusão da Doutrina Espírita;
  • Preservação da unidade e da universalidade dos princípios da Doutrina Espírita;
  • Transversalidade da comunicação social espírita;
  • Adequação dos Centros Espíritas para o atendimento às suas finalidades;
  • Multiplicação dos Centros Espíritas;
  • União dos espíritas e unificação do Movimento Espírita.

Ainda no mês de março, reportamos uma matéria divulgada pela imprensa internacional que causou certo reboliço no meio religioso, especialmente entre os católicos: Papa Francisco afirma que "inferno não existe" — ou não disse?


Esse matéria produziria certa repercussão, tanto que voltamos a cuidar dela em outros dois momentos de abril: em "Céu e inferno: O dilema do Papa Francisco e da Igreja Católica diante da dor do jovem Emanuele — e demais fieis" e em outra reportagem especulativa vinda de fora: "A ciência contradiz o papa: pode existir um inferno, sim (mas um virtual)".



ABRIL

Começamos o mês de abril relembrando o aniversário de nascimento do inesquecível Chico Xavier. E a segunda postagem do mês também teve a ver com ele, sendo uma boa surpresa: "Memorial Chico Xavier em Uberaba recebe acervo raro descoberto após mais de 50 anos". A riqueza do material encontrado foi sintetizada pelo museólogo Carlos Vitor, um dos profissionais envolvidos no trabalho de preservação do referido acervo: “É um acervo inédito da década 1960 que tivemos a honra de receber da Comunhão Espírita Cristã. Foi um privilégio para nós termos o acesso e trabalhar com este material tão rico e com informações do médium e da doutrina espírita. A cada material, uma surpresa é encontrada e uma história aprendida".


A matéria especial "Espiritismo e palavrão: vamos falar sobre isso?" que publicamos em 12 de abril está entre os destaques daquele mês, já que palavrões e impropérios são uma triste realidade nos meios urbanos e até nas grandes mídias. O ensaio inclusive vem contestar um "estudo" publicado por um jornal inglês apontando que o "o segredo do sucesso é o xingamento: como palavrões podem te fazer mais forte".

E como abril é o mês de lançamento de O Livro dos Espíritos e, por assim dizer, o aniversário da nascimento do Espiritismo, não deixamos escapar o 18 de abril sem essa menção festiva para todos nós.


E no finalzinho do mês, divulgamos o lançamento do formulário para a edição anual da Pesquisa Nacional Espírita, sob a coordenação de Ivan Franzolim, uma iniciativa que a Luz Espírita apoia e da qual fazemos campanha para que toda a comunidade espírita participe.



MAIO

Postamos no começo de maio, com felicidade: "Kardec, o filme" começa a ser gravado. O longa-metragem é uma produção brasileira e tem a direção de Wagner de Assis, o mesmo diretor de Nosso Lar, e tem seu lançamento previsto para 2019. Esperamos que seja bem sucedido e ajude a promover a Doutrina Espírita.

Nesse mês também trouxemos em cena o destaque o portal de notícias da Globo (G1) deu ao "Instituto de Medicina do Além", que tem à sua frente a direção do médium João Berbel. Na oportunidade, tocamos num ponto crucial que afeta o movimento espírita e que mais tarde viria à tona com o caso João de Deus (veja o mês de dezembro deste retrospectiva): qual a real relação entre Espiritismo e as curas espirituais?


Outro tema polêmico ganhou corpo no movimento espírita e dele começamos a tratar em maio pela postagem "Espíritas na Política". Por essas épocas, já estavam começando os primeiros ruídos especulativos acerca das eleições 2018 (presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais).

Mas o grande evento de maio foi reportado em "FEAL lança edição especial de 'A Gênese' e anuncia o projeto do Instituto Canuto Abreu", e como o próprio título denota, trata do seminário promovido pela FEAL - Fundação Espírita André Luiz com o lançamento de uma versão de A Gênese de Allan Kardec, a partir de seu conteúdo original, rejeitando a "versão definitiva" proposta pela FEB inspirada na 5ª edição, que a pesquisa de Simoni Goidanich demonstra ser uma adulteração. Simoni, inclusive, palestrou no evento e ratificou o resultado de suas investigações.


Neste seminário também foi anunciada a parceria da FEAL com o Instituto Canuto Abreu para o trabalho de preservação, catalogação e divulgação do acervo histórico espírita colhido pelo pesquisador espírita Canuto Abreu na França e em outros países, no qual consta mais de 700 manuscritos de Allan Kardec. Dessa parceria logo mais viria o "Projeto Cartas de Kardec", de que trataremos adiante.



JUNHO

Começamos o mês de junho trazendo a notícia de mais uma telenovela (Rede Globo) com temática espírita: "O Avesso da Vida". Na ocasião, abordamos a questão da "qualidade doutrinária" dessas peças de mídia — produzidas para entretenimento popular — em relação aos princípios da nossa Doutrina Espírita, ponderando que, nalguns casos, o que é ficção pode mais confundir e denegrir o Espiritismo do que mesmo concretamente contribuir para uma conscientização.

E continuamos com um dos assuntos do ano: o trabalho de preservação, catalogação e divulgação do acervo histórico espírita do Dr. Canuto Abreu, com uma postagem trazendo os bastidores da instauração força-tarefa. Por esse tempo, o Movimento Espírita já estava bastante ansioso pelos primeiros resultados, que viriam logo mais, conforme acompanhamos.


Outro destaque do mês foi uma matéria especial pela qual fizemos um análise mais aprofundada sobre o "Roustainguismo", um tema ainda mais espinhoso no meio espírita, fomentador de muita polêmica envolvendo a FEB.



JULHO

Entre os destaques de julho está o esforço que o Portal Luz Espírita fez para chamar a atenção do público em geral a respeito de uma movimentação dentro do campo político e do judiciário para tratar do aborto no Brasil. No post "Enquete aberta sobre proposição de aborto no Senado", demos nota de uma pesquisa que os congressistas lançaram para colher a opinião pública sobre esse tema vital e cuja resultado parcial era favorável ao projeto de legalização desse crime moral, até as 12 primeiras semanas de gestação, e mais que isso: regulamentação para que tal ato fosse bancado e executado pelo próprio  SUS - sistema de saúde pública.


Como muitos outros canais espíritas replicaram nosso posto, veríamos mais tarde o resultado dessa consulta pública se inverter, como se confere no post "Campanha pela Vida e contra o aborto" do dia 18 de julho.



AGOSTO

Agosto começou com a divulgação do resultado da Pesquisa Nacional Espírita 2018, trabalho esse que acompanhamos desde abril.


Na sequência, voltamos a dar enfoque ao aniversário jubilar do quinto livro básico da codificação espírita. 


Em 2 de agosto, por exemplo, fizemos o lançamento da nova versão digital de A Gênese, de Allan Kardec, da série "Numa Linguagem Simplificada", tradução de Louis Neilmoris, a partir da primeira edição da obra — portanto, o sue legítimo conteúdo — livremente disponíveis para download nos formatos PDF e ePUB na nossa Sala de Leitura.

Já no dia 9, anunciamos a inclusão do novo verbete "A Gênese" na Enciclopédia Espírita Online, contextualizando a obra de Kardec, a polêmica das versões e apresentando uma síntese estrutural de seu conteúdo.



Ainda em agosto, publicamos uma matéria especial que rendeu muitos comentários no meio espírita: "A Livraria Espírita e a Livraria Leymarie: esclarecimentos sobre confusão histórica feita por um vídeo na net".


Noticiamos em 29 de agosto o falecimento de José Carlos Bell (1940-2018), grande trabalhador da causa espírita e ex-diretor da nossa Fraternidade Luz Espírita.



SETEMBRO

Setembro se inicia com a FEB lançando uma edição comemorativa pelos 150 anos de A Gênese cuja tradução foi baseada na sua — como a Federação intitulou  "Primeira Edição Histórica - 1868".

No ensejo do feriado cívico da Independência do Brasil, publicamos um artigo de autoria de Ery Lopes sobre "7 de setembro e a inspiração para a nossa independência". O artigo trás ainda uma triste nota: "P. S. A propósito, estamos em luto pela tragédia ocorrida com o Museu Nacional (destruído pelo incêndio de 2 de setembro deste 2018), e profundamente entristecidos com o descaso das autoridades responsáveis e a irreparável perda daquele então precioso acervo."


E agosto trouxe outras coisas boas. No dia 21, por exemplo, noticiamos o lançamento do Projeto Cartas de Kardec, para tocar aquele trabalho referente ao acervo do Dr. Canuto Abreu, em parceria com a Fundação Espírita André Luz - FEAL.


E por fim, fechamos agosto com o lançamento da série de vídeos Poesia Espírita, inaugurada com o poema "Supremacia da Caridade", de Casimiro Cunha (Espírito), inserido no clássico Parnaso de Além-Túmulo, psicografado por Chico Xavier. O vídeo traz a declamação do poema na voz de Helmut Heidrich Filho.


OUTUBRO

O início de outubro ofertou aos estudiosos espíritas um belo presente: o lançamento da versão digital do livro "Anticristo - Senhor do Mundo" de Leopoldo Cirne, atendendo a muitos apelos do nosso público, desde que tal obra foi mencionada no filme-documentário Espiritismo à Francesa - a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec. Este livro é uma pérola valiosíssima para o entendimento da História do Espiritismo no Brasil referente ao período das suas primeiras gerações de lideranças espíritas nacionais. O livro digital pode ser baixado gratuitamente nos formatos PDF e ePUB na nossa Sala de Leitura,

Noticiamos em 4 de outubro a desencarnação de Richard Simonetti (1935-2018), reconhecido obreiro espírita.

Em 10 de outubro, reproduzimos o primeiro manuscrito divulgado pelo Projeto Cartas de Kardec, no qual consta uma espécie de "desabafo" do codificador espírita diante de um "dia difícil".


E com o aquecimento acelerado da campanha política das eleições 2018, nosso canal não se omitiu em tratar do assunto, tanto que em 22 de outubro, veio o post "Eleições 2018: uma opinião espírita" por Ery Lopes e logo mais, em 28 de outubro, já com o pleito consumado, publicamos "Eleições 2018 e o destino do Brasil".




NOVEMBRO

O penúltimo mês do ano teve os seguintes destaques:


"Louise, filha adotiva de Kardec e Amélie", por Charles Kempf foi uma boa surpresa para todos nós. O post discorre sobre dados históricos interessantes para a comunidade espírita ao desvendar o inspirador acontecimento de que o casal Kardec — que não teve filhos legítimos — havia apadrinhado uma menina, à qual depositou sinceros sentimentos de afeto de pai e mãe. Realmente, mais um capítulo lindo da história do pioneiro espírita resgatado pelo trabalho de pesquisa do nosso confrade espírita francês Charles Kempt.

Outro grande destaque de novembro, ainda dentro da série Projeto Cartas de Kardec, foi a matéria especial "A incrível sintonia entre Canuto Abreu e Chico Xavier", evidenciando a importância do acervo espírita histórico colhido por aquele doutor pesquisador (Canuto Abreu) e o envolvimento dos instrutores espirituais que auxiliam na divulgação do Espiritismo, conforme os relatos daquele querido médium (Chico Xavier).


DEZEMBRO

Fechando o ano, principiamos dezembro com o relançamento da Campanha Natal com Jesus, uma iniciativa para a conscientização no entorno dos verdadeiros valores natalinos.


A partir daí o grande tema que tomou conta da mídia pelo resto do ano veio á tona conforme postamos em "Médiuns acusados de abusos sexuais - um alerta para o Movimento Espírita", abordando os casos policiais nos quais estão implicados Maury Rodrigues da Cruz (dito médium, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas de Curitiba-PR) e João de Deus (médium de cura, diretor da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia-GO).

Os escândalos sexuais envolvendo médiuns e a confusão toda que se levantou sobre mediunidade, cura, assistência espiritual e questões doutrinárias deu ensejo a muitas reflexões no meio espírita. Numa delas, que postamos em 23 de dezembro, temos o artigo "Cura segundo o Espiritismo pelo exemplo de Jesus", numa cirúrgica composição de nosso confrade Marcelo Henrique.


E para encerrar nossa retrospectiva 2018, o destaque final foi o lançamento da 2ª edição de "MUITA LUZ (BEAUCOUP DE LUMIÈRE" de Berthe Fropo (edição revisada e ampliada).


Agradecimentos infinitos a todos que nos depositaram a confiança da audiência e prestigiaram nosso trabalho. Especialmente agradecemos a quem nos ajudou compartilhando nossos posts e assim contribuiu para a propagação do Espiritismo.

Esperamos continuar merecendo a companhia de todos e que possamos cada vez mais qualificar nosso trabalho e concretamente promover nossa amada Doutrina Espírita em prol da espiritualização do nosso povo.

Abraço fraterno de toda Equipe Luz Espírita.

Um comentário:

  1. Interesante e frutuosa retrospectiva! Que Jesus os abencoe e sigam em frente com tao bom trabalho.
    Feliz e prospero 2019!

    ResponderExcluir