sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online: "Berthe Fropo"


A primeira novidade da Enciclopédia Espírita Online neste ano novo é especial. Trata-se da inclusão do verbete "Berthe Fropo", com a biografia de uma das mais atuantes personagens da primeira geração do Movimento Espírita.

Veja a síntese de sua biografia:

Berthe Fropo, nascida Berthe-Victorie-Alexandrine Thierry de Maugras (Sarreguimes, França, 4 de outubro de 1821 - Paris, França, 9 de novembro de 1898) foi uma grande ativista espírita, amiga íntima do casal Kardec (Amélie Boudet e Allan Kardec), membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, cofundadora e primeira vice-presidente da União Espírita Francesa, cuja biografia foi marcada pela coragem e determinação com que denunciou irregularidades na condição do Movimento Espírita após a desencarnação do codificador espírita. Escreveu diversos artigos para o jornal O Espiritismo (Le Spiritisme) e é a autora do livro Muita Luz (Beaucoup de Lumière), considerado uma obra fundamental para a compreensão das primeiras gerações da História do Espiritismo.

Berthe Fropo (1821-1898)
Nossa personagem em destaque ficou mais de um século nos escombros da história, esquecida, ou melhor, desconhecida pelas gerações que lhe sucederam, e até mesmo pela historiografia espírita, embora tenha tido uma biografia extraordinariamente dedicada à causa do melhor do Espiritismo, permanecendo fiel a Allan Kardec — a quem chamava de "Mestre".

Felizmente sua vida e obra foi resgatada depois que a Biblioteca Nacional da França disponibilizou em seu site o acesso ao acervo contendo dados sobre Fropo e, especialmente, a fotocópia do livro histórico Beaucoup de Lumière, de sua autoria, logo mais traduzido para o nosso português por Ery Lopes e Rogério Miguez, com o título Muita Luz.


Então, não deixe de conferir essa novidade na nossa Enciclopédia Espírita Online e prestigiar a femme forte, Berthe Fropo.

Clique aqui para acessar o verbete Berthe Fropo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário