segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Lançamento da Sala de Leitura "J.-B. ROUSTAING DIANTE DO ESPIRITISMO RESPOSTA A SEUS ALUNOS" da União Espírita Francesa


Em 1883 é publicado em Bordeaux, França, uma brochura cuja autoria é registrada pela inscrição "alunos de J.-B. Roustaing", sem a real denominação desse grupo de discípulos daquele célebre advogado bordelense. O título desse opúsculo de 164 páginas é Os Quatro Evangelhos de J.-B. Roustaing: resposta aos seus críticos e adversários. A obra é uma espécie de Obras Póstumas roustainguista; segundo os editores, ela reúne textos que seu mestre — Jean-Baptiste Roustaing — teria escrito e encaminhados para serem publicados pelos seus seguidores, mas somente depois de sua desencarnação (2 de janeiro de 1879, uma década depois da desencarnação de Allan Kardec). E o que dizem esses textos? Bem, além de uma tentativa de requentar a doutrina  —praticamente natimorta — roustainguista, eles trazem duríssimas críticas ao Codificador Espírita, em resposta ao modo como ele tratou as ideias contidas na obra Os Quatro Evangelhos de Roustaing.


Até aí, tudo bem. Poder-se-ia dizer que tratar-se de um golpe provindo de sectaristas do movimento espírita e formado um grupo de "discípulos roustainguistas", cuja representatividade era muito pequena, inexpressiva mesmo. O problema era que essa brochura estava não apenas sendo recepcionada, mas também divulgada pelo órgão que era a herança de Allan Kardec e sua esposa Amélie deixada para a promoção do Espiritismo, órgão esse — a Sociedade Anônima para a continuação das obras espíritas de Allan Kardec — então controlado por Pierre-Gaëtan Leymarie, também diretor da Revista Espírita, que, aliás, estava franqueando a distribuição do opúsculo dos "alunos de Roustaing".

Indignados com essa situação ultrajante, alguns espíritas leais a Kardec — e à Doutrina Espírita — acabaram por fundar uma nova Sociedade, a União Espírita Francesa, e uma nova revista, O Espiritismo, para fazer frente aos abusos de Leymarie e seus amigos roustainguistas e teosofistas. Numa dessas investidas, no mesmo ano de 1883, a União publicou uma brochura justamente em resposta àquele dos "alunos de Roustaing". E é esse documento que aqui anunciamos como já fazendo parte do acervo da nossa Sala de Leitura:

J.-B. ROUSTAING DIANTE DO ESPIRITISMO - RESPOSTA A SEUS ALUNOS
União Espírita Francesa


Vozes de autênticos espíritas, como Berthe Fropo (a autora de Muita Luz - Beaucoup de Lumière), Gabriel Delanne e o casal Sophie e Michel Rosen se unem para desmentir as acusações de Roustaing (conforme dito pelos seus alunos) e também denunciar os desmandos de Leymarie, quem deveria ser o primeiro a defender Kardec e que, por outro lado, acabou por desmerecer as vozes espíritas da União Espírita Francesa, acusando-as de agitadores do movimento espírita francês.

O que estamos oferecendo aqui é a tradução da brochura da União Espírita Francesa, traduzida por Abílio Ferreira Frilho, mais um prefácio por Jorge Hessen, formatação de Ery Lopes e revisão geral por Wanderlei dos Santos, e, como anexo, um trecho da obra editada pelos alunos de Roustaing, justamente a parte mais espinhosa do opusculo, pela qual o bastonário de Bordeaux assina um artigo em resposta a Allan Kardec e lhe tece as mais revoltantes injúrias.

Então, não deixe de conferir esse trabalho fantástico, cujo ebook está livremente disponível em PDF na nossa Sala de Leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário