terça-feira, 16 de abril de 2019

Celebração do histórico 18 de Abril de 1857 - Lançamento de "O Livro dos Espíritos" e nascimento do Espiritismo


Chegamos a mais um 18 de abril, dia especial para os espíritas em função de mais um aniversário de lançamento de O Livro dos Espíritos, a obra inaugural da Doutrina Espírita, tornando aquele histórico 18 de abril de 1857 a data de, por assim dizer, nascimento do Espiritismo. Note-se que aqui, ao usarmos esse epíteto, estamos nos referindo à doutrina que teve seus fundamentos alicerçados por Allan Kardec, com a chamada "Codificação Espírita". Isto dizemos porque, mesmo o codificador espírita, por vezes considerou o termo "espiritismo" uma designação comum aplicada à série de fenômenos espirituais, o que hoje nós tratamos apenas como "espiritualismo", sendo o Espiritismo pertencente ao universo espiritualista (comum a todas as doutrinas que consideram a sobrevivência espiritual do ser após a morte terrena), mas devidamente especificada, porque a Doutrina Espírita tem suas características que a distinguem das demais teorias espiritualistas, no que não tememos em associar "Espiritismo" como "Kardecismo", no sentido de que observa os conceitos fundamentais formulados por Kardec.

Seria de se pensar se temos muito o que comemorar, o que resultariam em opiniões diversas, pois há os que estão muito contentes com o desenvolvimento prático da doutrina, assim como há tantos que lamentam os frutos do movimento espírita em relação às expectativas da espiritualidade para as transformações do nosso mundo. Mas, de nossa parte, pretendemos hoje — pelo menos só por hoje — reservar a data para celebrarmos as luzes que essa doutrina amada já nos concedeu.


Allan Kardec

E em ritmo de comemoração, temos de positivo a espera pelo lançamento do filme Kardec - a história por trás do nome, previsto para estrear 16 do próximo mês. Sabemos da força do cinema e cremos que a biografia cinematográfica do codificador espírita dará boa exposição ao Espiritismo e esperamos que a semente chegue em muitos corações através das telonas.

Outra expectativa positiva, à qual já há algum tempo temos depositado bastante confiança, é o Projeto Cartas de Kardec (veja aqui). A propósito,  queremos compartilhar com todos mais um divulgação da equipe responsável pelo projeto, constando a fotocópia e a tradução de uma carta de Allan Kardec, cuja original faz parte do acervo do Dr. Canuto Abreu,

Eis os documentos distribuídos pela equipe do projeto:






Contextualizando o documento, temos que se trata de uma resposta, datada de 23 de agosto de 1860, do pioneiro espírita a uma correspondência de um confrade brasileiro, Dr. Francisco Antônio Pereira Rocha, que inclusive manifestou interesse em traduzir para o nosso português o livro inaugural do Espiritismo e mais o opúsculo Instrução Espírita (que depois foi reeditado como O Livro dos Médiuns), para o que Kardec deu consentimento, em favor da divulgação da doutrina.

Não sabemos se o nosso conterrâneo levou a efeito o seu desejo de traduzir O Livro dos Espíritos, mas é relevante notarmos o interesse demonstrado por Kardec em saber da andamento do movimento espírita no Brasil, tanto que, a fim de estreitar laços, ele concede ao Dr. Francisco o título de membro correspondente.

A equipe de tradução acrescentou à carta a nota biográfica do brasileiro: Dr. Francisco Antônio Pereira da Rocha era um advogado, nascido na Bahia e falecido em junho de 1882; bacharel em Direito e autor de diversas obras do ramo jurídico e outros assuntos, sob a fonte da Encyclopédia Illustrada de Maximiano Lemos.

Os referidos arquivos estão dispostos neste link.


E ainda em tom festivo, por que não aproveitarmos a data para nos instruirmos ainda mais sobre a nossa amada doutrina? Nossa sugestão para esta data é o bom filme-documentário O Espiritismo: de Kardec aos dias de hoje.


E para fechar, confira também a Enciclopédia Espírita Online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário