terça-feira, 31 de março de 2020

Calendário Histórico Espírita: aniversário de desencarnação de Allan Kardec (1804-1869)


Recordamos nesta data o 151° aniversário da desencarnação de Allan Kardec (1804-1869), o cumprimento de uma mais extraordinárias missões terrenas e o fechamento de uma fase da sublime tarefa de estabelecer a Doutrina Espírita, como instrumento de renovação espiritual para a nossa humanidade.

Para saber mais sobre a vida e obra de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, ver a Enciclopédia Espírita Online.

E se a palavra racional e caridosa do pioneiro espírita sempre nos é válida, mais ainda o pode ser em tempos de crise, tal os tempos que ora vivemos, para os quais oferecemos a seguinte citação kardequiana cujo prefácio bem pode ser: sobre conhecimento, fé, convicção, ideologia e ativismo:
"Por princípio, deve-se desconfiar dos entusiasmos demasiados febris: são quase sempre fogo de palha, ou simulacros, ardores ocasionais, que suprem com a abundância de palavras a falta de atos. A verdadeira convicção é calma, refletida, motivada; revela-se, como a verdadeira coragem, pelos fatos, isto é, pela firmeza, pela perseverança e, sobretudo, pela abnegação. O desinteresse moral e material é a legítima pedra de toque da sinceridade."
Allan Kardec
Obras Póstumas, artigo "Os desertores"
Veja mais datas e eventos importantes para a História do Espiritismo na página Calendário Histórico Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário