domingo, 24 de maio de 2020

Série Poesia Espírita: "Ajuda e passa" de Alberto de Oliveira (Espírito)


Em mais uma edição da Série Poesia Espírita, trazemos agora o poema inspirador "Ajuda e passa", ditado pelo Espírito Alberto de Oliveira, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, contido na obra Parnaso de Além-Túmulo, editado pela Federação Espírita Brasileira - FEB.

Alberto de Oliveira

Antônio Mariano Alberto de Oliveira (Saquarema, 28 de abril de 1857 — Niterói, 19 de Janeiro de 1937) foi um poeta, farmacêutico de formação, mas dedicou-­se principalmente ao magistério, tendo sido também membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Figura como líder do Parnasianismo brasileiro, na famosa tríade Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac, era reputado "Príncipe dos Poetas" de sua geração. Foi secretário estadual de educação e membro honorário da Academia de Ciências de Lisboa. Ver biografia do poeta na Wikipédia.

Do plano espiritual, contribuiu com a coletânea de poesias mediúnicas recebidas por Chico Xavier que resultou no primeiro livro do inesquecível médium mineiro, Parnaso de Além-Túmulo, publicado pela FEB em 1932.

Em "Ajuda e passa", percebemos a sensibilidade clássica do autor, bem nos moldes do Parnasianismo (escola literária ou um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850, na França, com o objetivo de retomar a cultura clássica. Sua literatura é escrita em soneto.), agora, claro, acrescida da lucidez espiritual.

A declamação aqui ofertada foi uma cortesia do nosso confrade Estevão Figueiredo Filho, de Florianópolis, Santa Catarina, confrade e companheiro nosso de estudos da PEADE - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita

Então, vamos nos deleitar com a declamação de "Ajuda e passa".


Veja a coleção completa da Série Poesia Espírita.

E não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos.

Siga-nos também pelo Twitter: https://twitter.com/luzespirita

3 comentários:

  1. Que lindooo, parabéns se precisar de voluntario para leitura de textos estou a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicitamo-nos pela oferta, Valquíria e aceitamos. Para saber como contribuir com a série de poesias, favor escrever para contato@luzespirita.org.br.

      Excluir