quinta-feira, 16 de julho de 2020

Espiritismo no programa "Conversa com Bial"


O episódio de ontem (15 de julho, 2020) do programa Conversa com Bial (do grupo de emissoras da Rede Globo de televisão) levou ao ar o tema Espiritismo, tendo como convidados a educadora e pesquisadora espírita Dora Incontri e o jornalista e escritor Marcel Souto Maior, autor dos livros biográficos de Chico Xavier e Allan Kardec. Em pauta, coisas no entorno dos assunto morte, imortalidade, pandemia e aprimoramento espiritual.

A chamada principal do episódio na página oficial do programa é curiosa e um tanto apelativa, ao oferecer como "novidade" a história da "filha adotiva de Kardec", de que já tratamos aqui, por exemplo, no post "Louise, filha adotiva de Kardec e Amélie", por Charles Kempf, lá em 17 de novembro de 2018, quando cuidamos de dar os créditos ao "descobridor" desta importante informação biográfica, o nosso confrade francês Charles Kempf.


Além disso, a página oficial do programa também dá nota de que "Pesquisadora brasileira descobre cartas inéditas de Allan Kardec que podem mudar história do espiritismo", sem citar a origem desse material, que sabemos se tratar do Projeto Cartas de Kardec, sob os cuidados da FEAL - Fundação Espírita André Luiz (veja aqui), também já assunto de 2018.



A propósito, é válido atualizar, do que foi dito no programa que o pai de Kardec nunca foi encontrado, que foi sim, pelos créditos da pesquisa também de Charles Kempf e então publicada  com ineditismo no meio espírita  na monografia de nosso outro confrade Carlos Seth Bastos, conforme compartilhamos em 21 de maio deste 2020, sob o título "Investigação sobre as Sessões Mediúnicas da Codificação", por Carlos Seth (ver aqui).


Bom, de qualquer forma, o ineditismo pode ser aplicado a muitas pessoas, inclusive no meio espírita, alheios aos acontecimentos "mais recentes".

Detalhes à parte, vale a pena conferir o que foi levado ao ar. Por isso, compartilhamos com todos o vídeo do programa de ontem:


E não deixe de nos ajudar na divulgação do Espiritismo compartilhando essa postagem!

Também, siga-nos pelo Twitter para ficar bem informado sobre as notícias do Movimento Espírita.

4 comentários:

  1. Li a monografia, trabalho de excelencia, e pelo que li("Teria abandonado a família, estaria foragido, teria estado internado ou enfrentado qualquer
    outro problema? Seria Rivail realmente seu filho? Ainda não sabemos...") nada está confirmado, então parece-me que ele continua "desaparecido", que sigam as investigações...

    ResponderExcluir
  2. Bastidores: Cartas de Kardec, Documentário, Entrevista com Bial.
    por Dora Incontri


    Gostei muito da entrevista. Marcel Souto Maior também gostou e acho que posso afirmar – pelo menos foi o retorno que recebi – que a equipe da Globo também ficou bem satisfeita.

    Mais do que isso, a recepção do público foi muito positiva. Falar de Kardec e do espiritismo na Globo (canal aberto), ciente de que a maior parte do público é formada por não espíritas, é algo importante. Já para o público espírita, a reação em geral foi bastante calorosa, mas é evidente que nem todos gostam ou concordam com minhas posições sobre o assunto. Isso é tranquilo e normal. Mas algumas inverdades e falsas interpretações chegaram até mim, e por isso compartilho com vocês os bastidores dessa entrevista.



    Acompanhem a sequência dos fatos.


    https://www.pedagogiaespirita.org.br/editorial?fbclid=IwAR0VdBEvzrBbrAWbed0qYQEDOPb3ENVQf_UCvhiMaFdWmV0SWHE5gqDPH64


    ResponderExcluir
  3. Dora Incontri esclarece os bastidores da entrevista com Bial mostrando como os fatos se deram. Os esclarecimentos estão no site https://www.pedagogiaespirita.org.br/editorial

    ResponderExcluir