sábado, 9 de abril de 2022

Projeto Allan Kardec: comunicação de Galileu (Espírito) que integra o livro A Gênese

Nós temos dado publicidade aqui do excelente trabalho do Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, que consiste basicamente em coletar e disponibilizar em um portal online documentos originais referentes à codificação do Espiritismo. Inclusive, a iniciativa já está presente na nossa Enciclopédia Espírita Online.

Faz bem salientar que esse trabalho não se realizaria sem a cooperação de muitas pessoas, dentre as quais Adair Ribeiro, responsável pelo acervo AKOL de quem veio a mais recente contribuição à coleção do projeto da UFJF: manuscritos com a transcrição de uma comunicação mediúnica atribuída a Galileu Galilei, tratando do tema “Aumento ou diminuição do volume da Terra”, que, aliás, faz parte do conteúdo do livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo do codificador espírita, na segunda versão da obra, a partir da 5ª edição, dita "revisada, corrigida e aumentada", conforme se constata no capítulo IX, item 15.

Veja abaixo as imagens dos manuscritos:


Veja a publicação no portal do Projeto Allan Kardec.

A seguir, a reprodução desta comunicação, extraída da nova tradução de A Gênese, disponível gratuitamente em nossa Sala de Leitura.

“Os mundos se esgotam pelo envelhecimento e tendem a se dissolver para servir de elementos de formação a outros universos. Eles restituem pouco a pouco ao fluido cósmico universal do espaço aquilo que dele tiraram para se formarem. Além disso, todos os corpos se gastam pelo atrito; o movimento rápido e incessante do globo através do fluido cósmico tem por efeito diminuir constantemente a sua massa, se bem que de uma quantidade inapreciável em determinado tempo.

“A existência dos mundos pode, a meu ver, dividir-se em três períodos. – Primeiro período: condensação da matéria durante o qual o volume do globo diminui consideravelmente, e a massa permanecendo a mesma; é o período da infância. – Segundo período: contração, solidificação da crosta; eclosão dos germens, desenvolvimento da vida até o aparecimento do tipo mais aperfeiçoado. Nesse momento, o globo está em toda a sua plenitude, é a época da virilidade; ele perde, mas muito pouco, os seus elementos constitutivos. À medida que seus habitantes progridem espiritualmente, passa ao período de decrescimento material; ele perde, não só por consequência do atrito, mas também pela desagregação das moléculas, como uma pedra dura que, corroída pelo tempo, acaba reduzida à poeira. Em seu duplo movimento de rotação e translação, ele deixa ao espaço parcelas fluidificadas da sua substância, até o momento em que sua dissolução esteja completa.

“Mas então, como o poder de atração está na razão direta da massa, não digo do volume, a massa do globo diminuindo, suas condições de equilíbrio no espaço são modificadas; dominado por globos mais poderosos, aos quais ele não pode fazer contrapeso, resultam daí desvios nos seus movimentos e, portanto, também profundas mudanças nas condições da vida em sua superfície. Assim: nascimento, vida e morte; ou infância, virilidade, decrepitude são as três fases pelas quais passa toda aglomeração de matéria orgânica ou inorgânica; só o Espírito — que não é matéria — é indestrutível.” (GALILEU, Sociedade de Paris, 1868.)


E desta forma, vamos redescobrindo a História do Espiritismo pelo resgate de fontes primárias e novas e melhores reinterpretações historiográficas.

Parabéns ao AKOL e ao Projeto Allan Kardec.


Nenhum comentário:

Postar um comentário