sexta-feira, 1 de abril de 2022

"Chico Xavier" novo verbete da Enciclopédia Espírita Online

E neste ano em que contamos 20 anos de saudades de Chico Xavier, desencarnado em 30 de junho de 2002, nada mais justo do que trazer a vida e a obra daquele inesquecível confrade espírita para a nossa Enciclopédia Espírita Online, inclusive como mais uma expressão de gratidão a este ser de luz que dedicou quase um século de amor ao próximo sob a bandeira da Doutrina Espírita, da qual é um dos maiores contribuintes.

O lançamento deste verbete foi oportunamente reservado para celebrarmos também mais uma aniversário de seu nascimento, que foi em 2 de abril de 1910, portanto há 112 anos.

Veja a síntese do verbete:

Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 – Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium espírita, filantropo e uma das mais importantes personalidades do Espiritismo. De notáveis capacidades mediúnicas, é considerado por muitos confrades aquele que mais contribuiu com o desenvolvimento da Doutrina Espírita, especialmente pela sua obra psicográfica, pela qual intermediou expressivos apontamentos doutrinários de entidades espirituais de destaque, como seu guia Emmanuel, André Luiz e Humberto de Campos; intermediou também obras poéticas, às quais contribuíram Espíritos renomados tais como Castro Alves, Augusto dos Anjos, Auta de Souza, Casimiro Cunha, Guerra Junqueiro, Olavo Bilac etc. Chico Xavier teve mais de 400 livros publicados como autor psicógrafo, cuja vendagem total até o ano de 2010 foi estimada em mais de 50 milhões de exemplares, cujos direitos autorais foram sempre cedidos a instituições espíritas (notadamente a Federação Espírita Brasileira) e ações de caridade, jamais beneficiando-se financeiramente deste trabalho, que ele tomou como sagrada vocação. Como esse mesmo espírito de caridade, dedicou-se com especial atenção a psicografar cartas familiares, muito sensível ao sofrimento das mães órfãs de filhos. Viveu seus 92 anos na humildade: pobreza extrema na sua infância em Pedro Leopoldo e situação não mais que modesta desde que estabilizado no emprego de datilógrafo numa autarquia do Ministério da Agricultura, para a qual trabalhou até a aposentadoria, da qual sobreviveria em Uberaba; os tantos presentes e contribuições materiais que recebeu ao longo da vida foram todos repassados aos necessitados, o que o destacou como uma das mais admiradas personalidades do seu tempo. Foi fiel a Allan Kardec nos princípios fundamentais do Espiritismo, que ele abraçou e dele se tornou o maior expoente depois do codificador espírita, com reconhecimento nacional e internacional. Seu legado ao Espiritismo e à humanidade é inestimável e só aumenta, à medida que sua biografia é conhecida e seus frutos se multiplicam.

A infância sofrida, o despertar espírita, o primeiro encontro com Emmanuel, seu mentor espiritual, e lançamento do primeiro livro (Parnaso de Além-Túmulo),  a  parceria mediúnica com Waldo Vieira, as participações no programa Pinga-Fogo e muito mais! O verbete traz um resumo desta rica biografia, que é uma inspiração para todos nós. Não deixe de ver e de compartilhar.

Confira agora mesmo a íntegra do verbete Chico Xavier.


Nenhum comentário:

Postar um comentário