terça-feira, 14 de junho de 2022

Sala de Leitura: nova tradução da "Biografia de Allan Kardec" de Henri Sausse


Durante um bom tempo no movimento espírita a obra Biografia de Allan Kardec escrita por Henri Sausse foi a mais antiga e principal referência para se conhecer melhor a vida e a obra do Codificador do Espiritismo. Hoje, com a dinamização da informação via internet, dispomos de muitos recursos para uma pesquisa mais apurada, pelo que nós sabemos que a aquela biografia contém dados e comentários que carecem de uma melhor apreciação, e nalguns casos estamos certos de que determinados dados precisam ser mesmo corrigidos. Mas isso não tira o prestígio do trabalho de Sausse, nem a utilidade desse livro, porque, dentre outras coisas, serve de referência histórica para acompanharmos a própria evolução das biografias kardequianas. Por conta disso, estamos apresentando aos nossos confrades e demais estudiosos da Historiografia do Espiritismo, uma nova tradução para a referida obra.


A composição em francês Biographie d'Allan Kardec foi elaborada em 1896 como texto-base para uma palestra a ser proferida por por Henri Sausse, dirigida aos seus confrades espíritas de Lyon, por ocasião de mais um aniversário de desencarnação de Allan Kardec, como era praxe entre os kardecistas franceses, e até estrangeiros. De fato, todo 31 de março era tomado como um dia de solenidade e normalmente os grupos espíritas promoviam atividades especiais. Em Paris, por exemplo, os espíritas lotavam o cemitério Père-Lachaise e discursos apologéticos eram proferidos por notáveis lideranças espíritas em frente ao dólmem erigido a Kardec.


Em Lyon, na cidade-natal do Mestre do Espiritismo e onde Sausse figurava-se entre os mais ativos apóstolos kardequianos, o 31 de março também era bem celebrado. Daí veio a ideia de preencher uma grave lacuna no movimento da nossa doutrina, pois, como bem pôde se aperceber Sausse, incrivelmente pouco se sabia sobre a pessoa de Kardec, ao passo que o interesse era grande.

Juntando a demanda de correligionários que almejava melhor apreciar a vida e obra de Kardec com a dedicação de Henri Sausse nesse trabalho, o resultado foi que fortes apelos dos amigos motivaram o escritor a publicar sua composição. Sausse inclinou-se a esta nobre tarefa e se lançou ao trabalho de pesquisa a fim de incrementar sua composição com mais informações e melhores comentários. A resultante disso foi a publicação naquele mesmo 1896 da primeira versão desta biografia, que ganhou o prefácio de Gabriel DelanneLogo mais a obra seria ampliada, na edição de 1910, e na última versão, em 1927, foi agraciada com um prefácio de Léon Denis, sendo publicada pela editora do grande mecenas espírita Jean Meyer.

É desta última edição que então apresentamos a tradução assinada por Ery Lopes, enriquecida pela contribuição de nossos amigos estudiosos Adair Ribeiro, Carlos Seth Bastos, Jorge Hessen, Luciana Farias e Wanderlei dos Santos, de modo que esta publicação traz, além de um oportuno capítulo de apresentação contextualizando a obra, importantes notas de rodapé com atualizações de certos dados biográficos e comentários interessantes sobre vários elementos historiográficos. Esta edição também é recheada de imagens de personagens, locais e eventos, favorecendo assim que o leitor possa ter uma imersão no tempo e espaço em questão.


Não há como separar a História da Doutrina Espírita da vida e obra de seu trabalhador pioneiro. Então, não perca e baixe agora mesmo a Biografia de Allan Kardec escrita por Henri Sausse nesta nova tradução publicada em conjunto por Autores Espíritas ClássicosLuz Espirita e Obras de Kardec.

Disponível gratuitamente em PDF na nossa Sala de Leitura.


* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário