terça-feira, 12 de março de 2024

"Emancipação da Alma": novo verbete da Enciclopédia Espírita Online

Ela é a base dos fenômenos mediúnicos e anímicos, chamada também de "recreio espiritual" para o encarnado, além de ser uma das mais maiores evidências da natureza espiritual: estamos falando da "emancipação da alma"o mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online.

Confira a sinopse do novo verbete:

Emancipação da alma é um estado particular da vida humana durante o qual a alma (Espírito encarnado), liberta-se parcialmente de laços que o prendem ao corpo físico e recupera algumas de suas faculdades espirituais, podendo então participar de atividades do mundo espiritual e entrar mais facilmente em comunicação com os seres desencarnados (os Espíritos). Esse contato com a fonte espiritual representa uma espécie de “recreação da alma”, enquanto espera a libertação completa da labuta própria da existência física (reencarnação). Esse estado de desprendimento parcial se manifesta principalmente pelos fenômenos dos sonhos, da segunda vista, do sonambulismo natural ou magnético, e do êxtase. Na codificação do Espiritismo, a parte conceitual deste tema foi trabalhado mais especificamente no capítulo VIII da Livro Segundo da obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, e, como seu desenvolvimento prático, ao longo de todo o conteúdo de O Livro dos Médiuns, considerando assim que da emancipação da alma se desdobram os fenômenos mediúnicos e medianímicos (animismo). No meio espiritualista comum, esse estado também é chamado de desdobramento espiritual, fazendo alusão à vivencia que a consciência experimenta no duplo mundo: material e espiritual.

Então nós podemos ver o quão é importante o conceito de emancipação da alma dentro do Espiritismo. Aliás, não fosse esse recurso natural do homem encarnado, nem mesmo teríamos conhecido a Doutrina Espírita.

Confira a lista de tópicos do novo verbete:

  • Recreio da alma
  • Efeitos da emancipação da alma
  • Níveis de desprendimento
  • Medianimidade e mediunidade
  • Veja também
  • Referências

Clique aqui e acesse agora mesmo o verbete "O Livro dos Médiuns".

Nenhum comentário:

Postar um comentário