sábado, 16 de março de 2024

Novíssima tradução de "Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas" de Allan Kardec


A nossa Sala de Leitura acabou de receber mais um lançamento: Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas de Allan Kardec, originalmente publicado em julho de 1858, em Paris, França. Confira aqui um pouco do contexto histórico desta obra:

A publicação de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, atendeu bem ao apelo de uma grande demanda interessada em compreender aquela extraordinária fenomenologia que resultou na moda das Mesas Girantes e deu vida ao chamado Espiritualismo Moderno; ora, repousava naquelas manifestações toda uma filosofia de vida e uma síntese história da essência universal contida numa revelação especial, sublime, que passamos a conhecer pelo nome Espiritismo.

Ocorreu, pois, que o autor daquela obra monumental — Allan Kardec — então se viu diante de novos apelos, de um público cada vez mais motivado a penetrar no conhecimento da natureza espiritual, especialmente pela oportunidade de ter contato com os Espíritos; de toda a parte do mundo eram-lhe endereças cartas suplicando orientações para uma maneira segura e prática de desenvolvimento das faculdades mediúnicas e as devidas instruções para o exercício das atividades desse gênero.

Foi a propósito dessas súplicas gerais, juntamente com o interesse de propagar a própria Doutrina Espírita, que, enfim, o nosso confrade pioneiro se debruçou sobre este trabalho, que veio a lume em julho de 1858, sob o título Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas.

O lançamento, obviamente, foi um sucesso; tanto que sua caixa-postal foi reforçada com pedidos de novas reimpressões. Nesse ínterim, porém, novas pesquisas e experimentações a respeito da mediunidade vinham requisitar o autor a novos desenvolvimentos teóricos; estava claro que, embora o volume de Instrução Prática já fosse bastante esclarecedor, era preciso pensar num trabalho maior, que viesse contemplar as novas observações acerca não só do campo mediúnico, mas da doutrina em geral.

Folha de rosto da edição original em francês (1858)

Por esta razão foi que Allan Kardec abdicou de reeditar aquele pequeno manual e então passou a se dedicar à obra que seria lançada em 1861, sob o título O Livro dos Médiuns, da qual hoje se diz comumente que o opúsculo Instrução Prática é seu protótipo.

De forma prática, o novo livro substitui o trabalho anterior, até porque ele abrange todos os temas contidos no anterior, inclusive alguns parágrafos inteiros de Instrução Prática foram aproveitados na obra subintitulada "Guia dos Médiuns e dos Evocadores". Não obstante, julgamos ser muito interessante que os estudiosos conheçam este lançamento, com o que aqui nos ocupamos, a fim de observar, por exemplo, o processo de desenvolvimento da bibliografia kardequiana, conferindo, de uma edição para outra, a evolução da pesquisa e da disposição dos conceitos doutrinários, pois, ao contrário do que muitos poderiam pensar, a codificação espírita não caiu do céu nem foi ditada prontinha para a transcrição de Kardec; não, absolutamente! Ela é fruto de uma longa e dedicada elaboração, crescendo paulatinamente, passo a passo com as sequenciais revelações que a espiritualidade foi concedendo dia a dia.

Em face disso, empenhamo-nos com satisfação em produzir e em colocar à disposição de todos esta edição, com os votos para que ela seja útil.

Clique aqui para baixar Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas.

Esta nova tradução, por Ery Lopes, faz parte da série que traz o selo Luz Espírita, empenhada com muita dedicação ao propósito de divulgar da melhor forma possível a obra extraordinária de Allan Kardec, e que já conta com a tradução de A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo (lançada em abril de 2022), O Livro dos Espíritos (lançada em fevereiro de 2023), Catálogo Racional das obras que podem servir para formar uma Biblioteca Espírita (lançada em junho de 2023) e O Livro dos Médiuns (publicado em fevereiro deste 2024).


E é claro que novas traduções estão por vir. Aguardem!


Clique aqui para baixar gratuitamente a novíssima tradução de Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas de Allan Kardec.

Disponível nos formatos PDF e EPUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário